quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Farinheira para os curiosos...


Para os "curiosos" que não tiveram ainda a felicidade de se cruzarem com esta maravilha da gastronomia Lusa, a farinheira é um enchido típico de Portugal.
Foi criada pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco, que constitui o recheio da maior parte dos enchidos.
A farinheira é confeccionada com farinha, como o nome indica, com massa de pimentão, colorau, vinho e, actualmente, também com gordura de porco. Tem a particularidade de ser o único enchido cuja tripa não é completamente cheia. A cura é feita por fumo.
Pode ser servida cozida, como complemento, por exemplo, do cozido à portuguesa ou da feijoada, frita ou assada no forno. Deve ser conservada num local fresco.
O seu sabor proporciona boas ideias para fazer óptimos pratos, quer de carne, quer de peixe, como é o caso do bacalhau. Como viram eu optei por fazer com frango, mas não há limites para a sua utilização.
Muitas vezes é comida frita ou assada como entrada ou aperitivo, cortada em pedaços,acompanhada de pão ou tostas.

Nhami!

2 comentários:

  1. Agora sim, acho que estou me lembrando de ter consumido farinheira como aperitivo...algumas vezes com antes de um prato de bacalhau...de toda forma, obrigada por satisfazer uma digamos curiosa gastronômica!

    ResponderEliminar