terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Peitos de frango com farinheira e alecrim, Puré de maçã e Arroz selvagem

Que maravilha de almoço que tivemos hoje, quase por acaso e sem saber (quero dizer, sem saber não é bem assim...). Foi daquelas que saíram mesmo bem e muito fácil de fazer! Modéstia à parte vale mesmo a pena fazer e fica um prato muito bonito.

Mais uma vez a foto saiu uma miséria, para além de só ter podido tirar umas horas depois com um lombo que sobrou, porque fiquei sem bateria na hora H!! Por isos não a junto, não faz justiça ao resultdo final, com muita pena minha!

Para 4

O Frango
Ingredientes:
4 peitos de frango
1 farinheira (sobrará metade maisou menos , mas guarda-se para uns ovos mexidos por exemplo)
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
2 ramos de alecrim
Azeite
queijo manchego

Preparação
1. Dar um corte nos lombos de porco tipo sanduiche mas sem ir até ao fim, e temperar com sal, um pouco de pimenta, sumo do limão e os ramos de alecrim. De preferência deixar repousar no frigorífico umas horas.

2. Cozer a alheira, reservando a água, que depois se utilizará para fazer o arroz.

3. Retirar os lombos do frigorífico, abrir a farinheira (retirar a "pele") e sem exageros, barrar o interior de cada um dos lombos, fechando-os bem com palitos. Provavelmente sobrará mais ou menos metade farinheira, mas pode-e guardar para fazer uns ovos mexidos com farinheira para outra refeição.

4. Aquecer bem uma frigideira, deitar um fio de azeite, juntando primeiro os ramos de alecrim que estavam a temperar o frango e depois cozinhar os peitos de frango, com o molho do limão, de um lado e outro até ficarem ligeiramente tostados por fora, mas sem cozinhar muito por dentro. Uns minutos bastam.

5. Retirar os peitos do lume, pôr num pirex e levar ao forno pre-aquecido a 200º durante 10 minutos ou até estarem cozinhados mas sem deixar secar.

6. Antes de os retirar do forno, cortar umas fatias bem finas de queijo manchego e pôr por cima de cada peito, deixando gratinar uns minutos. O queijo manchego gratina rápido por isso é preciso tomar atenção para não queimar.

Para o puré de maçã:
Ingredientes
4 maças descascadas e cortadas em quartos;
50 g de açúcar
um pouco de sumo de limão
50 g de manteiga
4 cravos da índia
pimenta q.b.

Preparação
1. Aquecer a maçã, o açúcar e o limão numa frigideira até a maçã amolecer, juntado os cravos da índia.

2. Quando a maçã estiver mole juntar a manteiga e esmagar (não completamente) a maçã, juntando um pouco de pimenta.

Está pronto. É bom que a maçã fique um pouco ácida para cortar o sabor da farinheira, mas não exagerem no limão senão fica muito forte

O arroz selvagem não tem nada que saber. Apenas sugiro que se coza na água da farinheira.

Esta ficou demais! Recomendo-me!

2 comentários:

  1. Não sei o que é farinheira, fiquei curiosa...O resto me pareceu uma maravilha, pena que não tenhamos a foto para comprovar!

    ResponderEliminar
  2. Pensei em você e no Brasil quando falei na farinheira porque sei que não é uma coisa que se conheça por aí, mas vou postar uma explicação sobre a farinheira. Mas adianto que é um enchido tipico de Portugal. È pena da foto porque ficou mesmo boa a receita... mas quando voltar a fazer eu envio!

    ResponderEliminar