segunda-feira, 30 de novembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Fechamos ao Domingo

Hoje não faço nada!

Fui almoçar fora um liguado grelhado com batatinhas para descontrair!! Por isso, não há nada (feito hoje) para ninguém:

Voltem amanhã supondo, para começar, que alguém cá esteve...

Bacalhau assado com feijão branco, tomate e bacon e batata assada


Estamos em Portugal, e em Portugal come-se bacalhau. Esta receita é retirada do site do bacalhau da Noruega chamado www.mardanoruega.com, que tem óptimas receitas de bacalhau e salmão.

Eu adaptei a receita do bacalhau com feijão branco com os ingredientes que tinha e ficou muito saboroso. Pelo menos foi o que me disseram, já que eu sofro de uma maleita, que é não conseguir saborear como deve de ser os pratos que faço logo quando os faço. Deve ser por passar muito tempo à volta da receita a provar os ingredientes à medida que vou fazendo o prato.

Atao pazinhos, vamos a isso:

Para 4
Ingredientes:

4 postas altas de bacalhau, demolhado
folhas de salva, para infusão do bacalhau
1 lata de feijão branco cozido;
Ramos de tomilho q.b.
1 cebola picada
150g de bacon em pedaços
250 gramas de tomate cherry cortados em pedaços
Azeite
sal e pimenta q.b.
1/2 pimenta verde picada (opcional)
100 gramas de aipo picado
vinho branco ou vinagre q.b.

Preparação
1. Numa panela refogue a cebola em azeite bem quente até alourar, juntando-se de seguida o aipo.

2. Passados uns minutos junta-se o bacon, o tomilho e a pimenta verde e deixa-se apurar um bocado, deixando-se soltar o aroma do tomilho.

3. Quando o bacon estiver dourado, junta-se o tomate e um bocado de vinho branco, deixando-se evaporar o vinho nos ingredientes. Deixa-se repousar em lume brando uns minutos e junta-se o feijão. Nesta altura já se sente o sabor dos ingredientes misturados. Tempera-se levemente com sal e pimenta.

4. Entalam-se as 4 postas de bacalhau numa infusão de água e salva e deixa-se amolecer apenas uns minutos, não mais.

5. Dispõem-se as postas num pirex já com um fio de azeite e rega-se o bacalhau por cima com azeite a gosto e mais um bocado de vinho branco.

6. Deita-se o preparado de tomate e feijão por cima do bacalhau, tapa-se com uma folha de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido a 200º. Em 30 minutos mais ou menos está pronto! Vão verificando porque o tempo de preparação pode variar.

Bonus track: Eu juntei batata para assar (com casca) no pirex com o bacalhau. Antes de ir para o pirex, dei-lhes uma entaladela em água a ferver com sal e dei-lhes um corte a meio para assarem melhor.

"Muito espectacular"!

panquecas com frutos silvestres e creme de tiramisú



Esta é uma boa forma de variar um pequeno almoço de fim de semana, sobretudo quando, por acaso...sobra um bocado de creme de tramisú que se acabou de fazer...

Li algures que as pessoas devem, de vez em quando, mudar e alterar a ordem das suas rotinas, mesmo as mais básicas, tais como o que comem ao pequeno almoço, as rotinas matinais, lavar dentes e depois banho ou ao contrário, etc. Não sei porquê, mas tenho tentado seguir esta sugestão e a verdade é que faz me sentir mais vivo, menos aborrecido com o dia a dia. Vale a pena tentar.

Por isso, voltando as panquecas:

Ingredientes:

1 chávena de farinha
1 ovo
3/4 chávena de leite
2 colheres de açúcar
Frutos silvestres q.b.
creme de mascarpone que sobra do tiramisú feito no post anterior!
canela q.b.

Preparação

1. Mistura-se a farinha com o açúcar;

2. Noutra tigela bate-se o ovo com o leite e deita-se sobre a farinha, misturando-se até fazer uma massa homogénea;

3. Deita-se uma noz de manteiga numa frigideira quente e deita se uma porção de massa de panquecas. A meio da cozedura deita-se os frutos silvestres por cima. Vira se a panqueca à pro tipo tortilha (se conseguirmos) e cozinha-se do outro lado. Tenham cuidado não colem a a panqueca ao tecto... ideia é ela voltar para a frigideira sã e salva!

4. Repete-se o processo para quantas panquecas se fizerem, até acabar o creme

Serve-se no prato e de lado colocam-se duas bolas de creme de tiramisú polvilhado de canela. Caso não tenham o creme feito, podem colocar mascarpone ou creme fraiche. Caso não haja nada disso, natas, e caso não haja natas, o melhor é irem ao supermercado, é sinal que já não têm nada em casa...

sábado, 28 de novembro de 2009

Tiramisú



Hoje acordei de manhã com vontadde de experimentar uma receita de tiramisu que vi, e que me pareceu bastante simlpes de fazer. Fiz uma travessa e mais um copo, que me pareceu ficar bastante apetitoso!















Aqui vai:

Ingredientes:
250 gramas de mascarpone
4 gemas
3 claras
3 colheres de sopa de açucar
café (mais ou menos 4 chávenas de café)
cacau em pó
chocolate preto partido em pedaçoes pequenos
1 embalagem de palitos la reine (200 g mais ou menos)

Preparação

1. Bater as gemas e o açucar até ficarem bem misturados;

2. Juntar o mascarpone lentamente até ficar bem ligado;

3. Bater as claras em castelo e misturar lentamente com o preparado, mas com cuidado para não as quebrar. Convém que se juntem pouco a pouco com uma espátula;

4. Molhar os palitos em café do lado do açucar não os deixando empapados e dispor uma primeira camada numa travessa, com o çucar para cima. Cobrir com uma camada do creme, e polvilhar com cacau e pedações de chocolate;

5. Repetir o porocesso, terminando sempre com creme, cacau e chocolate.

Leve ao frigorifico e sirva frio!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fotografo precisa-se

Ando muito insatisfeito com as fotografias que ando a tirar das receitas que faço. Ficam sempre aquém do aspecto que parecem ter.

Precisava, primeiro, de uma boa máquina, e depois de algém que soubesse tirar fotos! Alguém se oferece para vir cá ter, cada vez que faço alguma receita nova, tirar uma foto?

Ovos mexidos com alho francês e tomate seco - para os que ficam em casa no Friday Night


Às vezes o simples não quer dizer facil. Quem sabe mexer um ovo bem mexido pode saber tudo. Para mim é nas coisas mais simples que está o segredo do bom cozinheiro. Não que eu o seja, mas o que mais dá prazer é ver pessoas que sabem cozinhar simples e bom. São essas que, para mim, dominam tudo.

Acabei agora de dar uma corrida e apeteceia-me jantar. Mas não me apetece nada forte pou pesado, e também não quero ficar com fome. Estou naqueles dias de indecisão em que vou acabar por comer um bocado de tudo e ficar cheio de mais. É nestas alturas que os ovos, e neste caso mexidos, podem resolver o problema.

Deixo-vos aqui a minha maneira de os fazer (hoje...), mas cada um vai por si, eu pelo menos vou variando!

Ingredientes:

Ovos
leite q.b.
sal e pimenta pretaq.b.
salsa q.b.
alho francês picado q.b
1 tomate seco bem picado
Queijo parmesão ou manchego,às lascas, q.b.
Azeite/manteiga

Preparação

1. Bater os ovos numa tigela com sal grosso e pimenta preta;

2. Juntar o alho francês, a salsa, leite e queijo;

3. Numa frigideira bem quente juntar um fio de azeite ou uma noz de manteiga e deixar o tomate seco cozinhar um pouco;

4. Juntar os ovos e mexer até estarem prontos. Não os deixar secar, e retirar do lume ainda um pouco molhados.

Podem ser acompanhados com tostas, ou com umas fatias de pão torrado, por exemplo, ou com um salada simples....

Isto para quem não vai sair à noite como moi.... Para quem vai ao friday nite fever desta semana, divirtam-se e comam algo de jeito!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Salame italiano: "Centese" ou "Ferrarese"


Hoje fiz uma pizza com salame italiano, rucola e tomate cherry. Ficou um espectáculo e fui à porcura da origem do salame.

Retirei a definição de salame no Wikipedia e obtive o seguinte:

Um salame é um enchido de origem italiana. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.

Historicamente, o salame está associado aos camponeses italianos, como um produto de carne que podia ser armazenado a temperatura ambiente, por períodos de até um ano, constituindo um suplemento ao fornecimento escasso ou inconstante de carne fresca, em épocas mais remotas.

Um salame tradicional é feito de uma mistura de ingredientes que pode incluir os seguintes:

Carne de bovino ou de suíno cortada em pedaços; as versões industriais podem incluir carne de frango ou corações de bovino
Vinho
Sal
Ervas aromáticas e especiarias diversas.
A mistura crua fermenta durante um dia, para depois ser introduzida numa tripa comestível ou artificial, de papel, e pendurada para ser curada

Eu comprei um salame chamado "Centese".

"Centese" não é a marca, é apenas o nome do tipo de salame. Se forem à procura, vão perceber que há centenas de tipos de salame...Este é muito saboroso e muito suave no paladar. Não sei porque se chama assim, mas o facto é que se chama e na verdade tanto faz. Sou eu que ando com a mania de querer saber o porquê das coisas...é aquela idade.

Havia outro chamado "Ferrarese", mas desse consegui saber que era da zona de Ferrara....

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Raio de sol à chuva

É bom sentir que num dia cinzento de chuva onde tudo parece ser desagradável, um raio de sol, preparado só para nós, nos aquece o corpo e nos deixa de novo com a sensação de aconchego que ninguém consegue explicar mas que todos procuramos.

Todos têm o seu "own private" raio de sol, embora haja muita gente que anda à porcura dele a vida toda. E há outras pessoas que estão sempre de costas voltadas para ele, como se o procurassem sem perceber que está mesmo ali à mão de semear. Faz-me lembrar a minha mulher à procura da chucha do bomboto, quando ela está pendurada no berço mesmo à frente dela. Momentos de ternura.

Enfim, queria só dar alguma luz neste dia inverno. Eu sinto calor. Mas também sou um sortudo, tenho um raio de sol a entrar-me pelos olhos a todo momento.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mais uma moedinha, mais uma voltinha!! - III Corrida Luzia Dias

Mais uma semaninha, mais uma corridinha...Eu e os restantes Unidos da Castilho rumámos desta vez às belas terras de Lumiar, para disputar homenagem à famosa corredora local, Luzia Dias, AKA "Rainha da Musgueira".

Começo mesmo a ficar preocupado... E não é pelo facto de, recorrentemente, me ver no meio de multidões de corredores, cada vez mais pequenas e, consequentemente, profissionais, nem pelo facto de começar a rever colegas do asfalto, que começam a ser conhecidos e sobre quem se troca sempre impressões, invejas e elogios, como farão sobre mim (impressões talvez...), certamente. A questão é que começo mesmo a gostar disto!!

De tal forma que, à falta de mapa que a organização gentilmente não nos forneceu, perdi horas a traçar o percurso no google maps, e obriguei no dia antes a minha mulher e filho de meses a fazê-lo comigo de carro para confirmar a altimetria e os pontos mais críticos e decisivos.

É curioso como já nos reconhecemos uns aos outros, já sabemos mais ou menos em que posição fica cada um e como vai acabar a prova. Já começo a saber distinguir, no meio da multidão que começa a ficar cada vez menor, em quantidade mas também porque já me mexo no "meio", quem é são os meus concorrentes directos e com quem me devo preocupar e competir. Estou a ganhar, como se diz, o chamado "calo"!! E isso, meus caros, é preocupante.

Ao analisar os resultados começo, apenas através da minha super memória fotográfica, a ligar os nomes às caras e, por isso, a saber quem é quem. Em especial, este fim de semana o meu concorrente parceiro de corrida e de recta final na prova anterior fez um tempo excepcionalmente melhor do que o meu... o meu foi quase igual ao da semana passada (uns segundos melhor) mas o dele foi quase 4 minutos melhor...Mas não perde pela demora. É isto, afinal, a beleza da modalidade, a motivação que nos faz superar a nós próprios.

Devo dizer que os Unidos da Castilho estão em franca melhoria. Conseguimos um maravilhoso 39º lugar nas equipas, num total de 48! Estou confiante e aposto no ano de 2010 como o ano da revelação dos UdC.

E como não poderia deixar de ser, a minha cabeça já está na proxima prova, apontada para o dia 13 de Dezembro, o Grande Prémio do Natal!!

Acho que estou no ponto de não retorno. Já não consigo parar. Só tenho é que arranjar um relógio/cronometro, que isto de andar a correr às cegas sem saber a quantas ando, tenho cá para mim que me prejudica a performance...Não me parece correcto andar a gastar sopros vitais dos restantes concorrentes, nem os meus, com o "desculpe, tem horas que me diga" em movimento a meio da prova. Não ta legali.

Penne all´arrabiata à moda de doc


Lembram-se do molho de tomate que fiz para a base da pizza com presunto de parma, e que sugeri que guardassem, porque iria sobrar?? Aqui vai a solução para o congelador cheio de caixinhas de molho de tomate congelado...

É uma receita muito fácil de fazer e rápida, para um domingo preguiçoso, sobre tudo se já tiverem o molho feito. e fica com maravilhoso aspecto, para não falar do sabor

Para 4 pessoas:

Ingredientes:
400 gramas de penne
Preparado base de tomate com beringela (ver pizza com presunto de parma)
1 dentes de alho
azeite q.b.
sal grosso e pimenta preta q.b.
Parmesão
Manjericão picado

Preparação:

1. Prepara-se o molho de tomate. Vejam a receita de pizza com presunto de parma que fiz há pouco em Novembro. A esse molho acrescentamos 1 beringela cortada aos cubos, que se junta ao refogar a cebola e alho. se o olho já estiver feito, na faz mal, salteia-se a beringela num fio de azeite, sal e alho e junta-se molho de tomate pre-feito. fica muito bom na mesma.

2. Coze-se o penne de acordo com as instruções da embalagem, em água a ferver , comum dente de alho inteiro esmurrado e um fio de azeite;

3. Quando o penne estiver cozido, retira-se da água, escorre-se, passa-se por água fria e põe se de novo na panela com um fio de azeite e uma noz de manteiga. Polvilha-se com o manjericão picado.

4. Serve-se o penne num prato fundo, com o preparado por cima e polvilha-se com queijo parmesão ralado na hora, a gosto.

Como diria a Julia Child... Bon Apetit!

Risotto de couve flor com atum braseado



Esta receita de risotto liga muito bem com o atum. São duas receitas uma mas que ao fazer, ninguém se arrepende! Convém ir fazendo risotto para ganhar experiência e à vontade. À medida que se vai fazendo, vai ficando mais fácil e mais saboroso!

Para 4 pessoas

RISOTTO

Ingredientes:
1 cebola picada
2 dente de alho picados
1 cabeça de aipo picada
1 pimento amarelo
1 couve-flor
400g de arroz arbóreo
50 dl de vinho branco seco o vermute
1 ½ litro (para sobrar se for o caso) de caldo de legumes.
200 gr de cogumelos paris, laminados
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta
Uma colher de sopa de manteiga

Preparação:
1. Aquece-se o caldo de legumes em separado e deixe-o ferver.

2. Lava-se a couve-flor, corta –se o talo e pica-se a metade parte superior. Separam-se os floretes em pedaços pequenos e deitam-se no caldo a ferver, para amolecerem;

2. Numa frigideira, salteiam-se os cogumelos em azeite e 1 alho, com uma pitada de sal e pimenta. Reserva-se em duas partes: 1/3 e 2/3;

3. Refoga-se a cebola numa panela em azeite e junta-se o aipo e o talo de couve-flor picado, deixando alourar. Acrescenta-se o pimento amarelo e o outro alho. Deixa-se apurar até estar bem cheiroso e os legumes amolecidos;

4. Em lume médio, junta-se o arroz até ficar translúcido. Deita-se o vinho e deixa-se absorver pelo arroz até evaporar;

5. Vai-se acrescentando o caldo concha a concha, sempre a mexer o arroz, esperando que seja absorvido/evaporado todo o caldo antes de deitar a concha seguinte, até o caldo acabar ou até que o arroz esteja cozido. Com a primeira concha junta-se 2/3 dos cogumelos. Vai-se provando à medida que se junta o caldo para rectificar sal e pimenta;

6. A meio da cozedura vai-se juntando os floretes de couve-flor, que já devem estar macios, com cada concha de caldo;

7. Quando o arroz estiver cozido, apaga-se o lume e junta-se a manteiga, o parmesão ralado e o resto dos cogumelos, sal e pimenta. Eu juntei ainda umas duas folhitas de hortelã, picada.

Serve-se e polvilha-se com parmesão.

ATUM BRASEADO

Ingredientes:

1 posta alta de atum fresco
Sal e pimenta preta
Uns ramos de cebolinho
Sumo de uma lima
Azeite q.b

Preparação:

1. Corta-se a posta de atum em barras com 2-3 cm de largura e boa altura;

2. tempera-se com sal, pimenta e o cebolinho, e rega-se com o sumo de lima, deixando repousar durante uma hora (ou o tempo que demora o risotto a fazer);

3. Aquece-se uma grelha bem quente. Antes de deitar o atum à grela, deita-se um fio de azeite por cima do dito, e dispõem-se sobre a grelha uns minutinhos para dourar de um lado e outro. O atum deve ficar cru/muito mal passado por dentro. Mas aí já vai ao gosto de cada um. Para quem gosta mal passado, cuidado porque o processo é muito rápido.

Pode-se decorar com uns tomates cherry temperados com sal, pimenta preta, vinagre balsâmico e azeite

Esta receita, modéstia à parte, fica muito, mas muito boa!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Corrida solidária Cruz Vermelha

Mais um fim de semana, mais uma corrida. Desta vez à volta do aeroporto, expo, chelas e regresso à Gago Coutinho... estas corridas deixam sempre recordações para a vida. São verdadeiros episódios cómmico-tragicos dos quais vale a pena fazer parte, mas sempre imbuído do verdadeiro espirito participativo, se não passa-se ao lado.

Os "Unidos da Castilho" não se deixaram abater pelas íngremes subidas que a cruz vermelha, tão solidária, coitadinha, nos tinha preparado, e conseguiram um brilhante lugar a meio da tabela, na categoria das equipas. Não posso deixar de pensar que a escolha do percurso nada mais foi do que uma manobra inteligente de angariação de clientela...! E pelo que vi no final da prova parece ter resultado.

O melhor foi ter notado, e usufruído, do maravilhoso serviço de rastreio oftalmológico patrocinado pela Essilor, grátis, aos participantes. Ainda quis fazer antes da prova, altura em que ainda via qualquer coisa, mas o disparo da pistola de saída estava eminente.

Por isso, no final da prova, como não tinha que recuperar quase uma hora de perda de oxigénio no sangue, lá fui fazer o dito. E claro, disseram-me que não via nada, e que a minha visão estava tão má que saía dos padrões de normalidade. Se fosse o gajo a fazer a prova queria ver se via alguma coisa a seguir! Lá está, mais uma manobra de angariação de clientela..."Olhe, leva aqui o resultado e o nosso contacto, mas o melhor é comprar já uns óculos e se forem essilor damos-lhe um cupão prenda na próxima compra..." O verdadeiro marketing em acção. Bom, um conluio nítido entre a Cruz Vermelha e essilor..que mentes maquiavélicas.

Ao ler o meu último relato sobre a corrida do Tejo não consigo deixar de me perguntar que raio fui de novo fazer!!

Se na corrida do Tejo ainda tinha a desculpa de que era a primeira corrida, e gabava-me de não me incluir no grupo dos tontos que se torturam aos Domingos de manhã, again and again, desta vez já não tenho desculpas. Voltei a repetir a brincadeira, e voltei a pensar durante toda a corrida a razão de me sujeitar às caimbras e dores musculares inevitáveis.

O mais grave é que, horas depois de ter acabado a corrida e de prometer que não voltava, estava a receber uma mensagem a dizer" para a semana há outra no Lumiar, bora?". Pior do que isso, dei por mim e já tinha respondido com entusiasmo: "Claro!".

Agora resta-me perceber porquê. Porque é que, sabendo da dureza destas provas, do cansaço, do sofrimento de que tanto me queixo, volto a aceitar entrar. Lá no fundo acho que é pela razão original. Continuo a achar, do topo da minha arrogância, que poderá haver alguma hipótese de ficar entre os primeiros. Quão estúpida pode ser esta loucura...? Mas, sinceramente, não encontro outra explicação ou, aliás, encontro várias, a confraternização, a patilha do suor, a entre-ajuda entre corredores, o sentido de pertença...mas estaria a mentir, para não dizer outra coisa. Sei que não vai acontecer, mas por alguma razão idiótica, penso nisso, e assim.

Esta sensação não deve ser tão estranha quanto isso, porque ao longo da prova só ouvia os outros também a queixarem-se, a bufar por todos os poros e a dizer que estávamos "fodidos" porque a partir dali era sempre a subir... ainda deu para gastar umas batidas cardíacas necessárias à conclusão da prova para me rir à conta desse comentário em especial. O sujeito olhou para mim com cara séria de quem pensa "estás-te a rire de quê ó otário, paresse que taz tôle...da-se".

Enfim. Domingo lá estarei com os restantes "Unidos" para disputar mais um evento. Isto anda-me é a prejudicar a carreira culinária, nem forças tenho para escrever três linhas com os ingredientes... Em breve terei que fazer uma escolha, ou a carreira de maratonista ou a de culinário...difícil vida esta...

domingo, 15 de novembro de 2009

Frango com gengibre e legumes e arroz thai



Bom, apesar de ter corrido outra vez esta semana, na famosa corrida Luzia Dias, AKA "Rainha da Musgueira", III edição, não posso deixar uma fotografia orfã da sua legenda. Nâo é justo para todos aqueles de vocês que estão ai, desse lado, à espera de mais um prato para poderem fazer em casa!!(era bom n era doc...??)

Esta receita é de origem asiática e combina, como não poderia deixr de ser, o gengibre e a lima, que dão um sabor incrível ao frango, com o arroz thai que, apesar de ser um arroz totalmente dferente daquele a que estamos habituados, liga na perfeição com este tipo de comidas agri-picantes!

Enough bullshit, e aqui vai:

Para 6 pessoas

Ingredientes:

800g de frango cortados em tiras
300g de cogumelos paris, laminados
meia pimemta verde, picada
150g de rebentos de soja
1 pimento amarelo, cortado em tiras finas
1 courgette, cortada em tiras diagonais
1 cebola cortada às rodelas
1 cenoura grande em tiras diagonais
molho de soja q.b.
gengibre picado
Sumo e raspa de lima
sal e pimenta q.b.
Azeite

Preparação

1. Tempere o frango com sal, pimenta e sumo de lima e deixe repousar durante uma hora. O limão cozinhará um bocadinho o frango com a sua acidez.

2. Deixe alourar a cebola em azeite bem quente num wok ou frigideira funda, e junte a cenoura, pimentos e courgette. Passados uns minutos junte os cogumelos e deixe apurar um pouco. Pitada de sal e pimenta e a pimenta verde picda. Nâo deixe amolecer os legumes.

3. Enquanto os legumes apuram, aqueça bem outra frigideira e deite um fio de azeite. Quando estiver bem quente, junte o frango e deixe cozinhar até ficar dourado, mas não o deixe secar. O processo é bastante rápido.

4. Junte o frango ao preparado de legumes, e adicione os rebentos de soja eo molho de soja.

5. Por fim, junte o gengibre picado e deixe por mais uns minutos. Rectifique o sal, pimenta e sumo de lima.


O arroz thai pode-se fazer de acordo com as instruções da embalagem.

Sirva e decore com uns raminhos de chicória. Fica muito bem.

Pizza com presunto de parma, chicória e tomate cherry


Oggi voglio fare una pizza.

A pizza dá a sensação de uma refeição descontraída, simples, fácil e rápida de fazer. E não anda longe da verdade, embora possa haver vários graus de dificuldade e complexidade, a começar pela base e pelo molho de tomate... Mas este fim de semana, em dia de corrida, optei por fazer uma piza mais simples e rápida, com um atalho imperdoável para os amantes da pizza, mas que não pude evitar... a base de pizza pre-feita... eu sei, eu sei,ma scomoormeto-me a fazer, um dia destes, a verdadeira massa da pizza!!

"Atão" é assim:

Ingrediates;

Uma base de pizza
Mozzarella em barra, cortada às rodelas
Molho de tomate (ver preparado em baixo)
150 gramas de presunto de parma
uma mão cheia de tomate cherry
Ramos de chicória bem lavados e separados


Preparação:

1. Espalhar o molho de tomate sobre a base da pizza e colocar as fatias de mozzarella por cima. Levar ao foro pré-aquecido, a 180 graus, até a mozzarella derreter e a massa estar estaladiça;

2. Cortar o tomate cherry às metades, separar as fatias de presunto e os ramos de chicória e dispor sobre a pizza ao gosto.

3. Deitar um fio de azeite por cima.

Para o molho de tomate

1 dente de alho, picado
Meia cebola picada
Orégãos secos
1 cebola grande picada;
3 latas de 400 de tomate pelado
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 mão cheia de manjericão
2 colheres de chá de açucar mascavado
1/2 pimenta verde picada
sal e pimenta preta
azeite

1. Numa panela alourar o alho e a cebola em azeite bem quente e juntar a pimenta verde.

2. Juntar o tomate mas sem o esmigalhar e deixar cozinhar, acrescentando os orégãos. O tomate ficará a cozinhar mais ou menos uma hora, durante a qual pode juntar sal, pimenta e o açúcar;

3. Passada a bora, junta-se o vinagre e as folhas de manjericão e deixa-se cozinhar mais um pouco. Por fim, um fio de azeite.

Vai dar uma boa quantidade de molho, por isso pode-se congelar e usar, quando se quiser. Também pode ser usado para massas, com outros ingredientes como beringela, atum, carne, etc.. usem a imaginação, e eu vou também usar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vende-se o carro do Chef


Estou a vender o meu carro. Há que seguir em frente!

Alguém está interessado em comprar um Mazda MX-5, 1.8, 140 cv, cinzento metalizado (galaxy), transformável, hard top descapotável automático, quase novo, de Maio de 2007 e com apenas 25.000 km?

O preço é 24.000 euros, negociável. Está muito bem estimado e tenho muita pena de o vender, mas a vida familiar com filhos não é compativel com este tipo de viatura!!

Caso alguém eteja interessado ou conhece alguém que esteja, peço que me contactem para o 919695937.

Obrigado!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sopa de ervilhas com espinafres, nozes e lima


Começa a fase do frio e também a apetecer uma sopita quentinha.
Sopa é sempre aquela dor de cabeça porque parece tão facil e, pelo menos para mim sempre foi, por ignorancia, um mistério. É como a cena de lavar a roupa na máquina. É daquelas coisas que parece que nunca se vai aprender. Mas se se tiver 5 minutos aprende-se. É tão básico que até irrita.... A lógica é "tudo lá para dentro...". É sempre "junta", "junta", "junta"....

Para 4 pessoas

Ingredientes:
300 gramas de ervilhas
1 molho de espinafres
1 talo de aipo, picado
4 fatias de bacon aos cubos
1 dente de alho, picado
1 cebola picada
1 batata aos cubos
Coentros q.b. (pode-se variar com hortelã ou menta)
1 litro e meio de água
1 mão cheia de nozes
nata frescas
raspa de lima
sal e pimenta q.b.
Azeite, para refogar

Preparação:
1. Refoga-se a cebola e o alho no azeite, e deixa-se alourar, acrescentando depois o aipo;

2. Junta-se o bacon e deixa-se cozinhar até ficar ligeiramente frito;

3. Junta-se os espinafres e deixa-se saltear até ficarem macios. Quando estiverem salteados, junta-se as ervilhas e deixa-se em lume médio até ganharem cor;

4. Por fim, junta-se a batata, os coentros, sal e pimenta a gosto;

5. Passados uns minutos, quando a batata começar a ganhar alguma cor, junta-se a água e deixa-se cozer até a batata estar macia (mais ou menos 10-15 minutos). Nesta fase eu juntei uma colher de café de noz moscada, mas fica bastante forte;

6. Retira-se do lume e bate-se bem até ficar cremosa. Se ficar muito espessa, pode-se juntar mais um pouco de água;

7. Atiram-se mais umas ervilhas (não se batem) para dentro da sopa, para dar um elemento sólido. Com o calor da sopa elas cozem um pouco, mas convém que fiquem durinhas para darem um crocante na boca;

Serve-se no prato (de sopa....), com um fio de natas no centro e esmaga-se a noz por cima, com as mãos. Para o toque final, e para todas aquelas leitoras e leitores que me seguem, não podia deixar de faltar a raspa de lima on top ou umas folhas de hortelã para decorar.

tcha tchan!!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bolo de iogurte (de limão) com pinhões e frutos silvestres


Nada mais fácil do que um bolinho simples de iogurte par ao lanchinho com a sogra...

Ingredientes:
250 gramas de manteiga sem sal
1 1 chávena de açúcar
1 iogurte de limão
3 ovos (eu fiz com 2)
2 1/2 de farinha com fermento
1 limão (e raspas)
Frutos silvestres q.b. (200 gramas mais ou menos)
Pinhões q.b. (mão cheia)
1 pitada de canela (opcional)

Forno pre-aquecido a 180º

Preparação:
1. Bate-se a manteiga, açúcar e raspas do limão até ficar homogéneo;

2. Junta-se um ovo de cada vez e vai-se batendo sempre. Quando estiver ligado, junta-se o sumo do limão;

3. Acrescenta-se a farinha e o iogurte lentamente enquanto se continua a bater e depois os pinhões.

4. Unta-se uma forma com manteiga e farinha, deita-se metade dos frutos silvestre no fundo da forma, e acrescenta-se o preparado por cima;

5. Por cima do preparado deita-se a outra metade dos frutos silvestres, e leva-se ao forno por 50 minutos ou até estar macio.

Serve-se com umas natas batidas ou com cobertura de maracujá (por exemplo) que se pode preparar com 1 maracujá, açúcar em pó e uma colher de chá de água quente!

domingo, 8 de novembro de 2009

Arroz de ervilhas e tomate seco


Para quatro:

Ingredientes:
1 cebola picada
3/4 folhas de salva
300 gramas de ervilhas
Duas chávenas de arroz e o dobro de água (e mais um pouco talvez)
1 dente de alho
Quatro fatias de bacon picado
quatro tomates secos cortados finamente
1 dente(...?) de cravinho
Meia colher de café de açafrão
Azeite q.b.
Sal e pimenta
Sumo de uma lima/vinho branco
Pinhões e passas para polvilhar

Preparação:
1. Refoga-se a cebola em azeite, o bacon e as folhas de salva e deixa-se alourar bastante;

2. Junta-se o alho inteiro esmagado e o tomate seco;

3. Quando a cebola começar a escurecer e a colar junta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Nesse momento pode-se juntar um pouco de vinho branco e deixar evaporar. Eu deitei sumo de lima.

4. Junta-se as ervilhas e deixa-se ganhar cor;

5. A seguir adiciona-se a água e deixa-se cozer o arroz, até estar pronto. Com a água acrescenta-se o açafrão, o cravinho, sal grosso e pimenta. A meio da cozedura rectifica-se os temperos.

Para decorar, pode-se polvilhar com pinhões e umas passas ao servir.

Acompanha qualquer carne, tipo umas almôndegas, um bife, e um peixinho estilo filetes de pescada...o que quiserem, como souber melhor!

Dá sempre jeito ter um arrozinho destes no frigorífico ou até congelado.

sábado, 7 de novembro de 2009

Linguini per il Conde (espargos, edamame e tomate seco, com ricotta e nozes)



Para 4 pessoas:

Ingredientes:
400 gramas de linguini
8-10 espargos selvagens
300 gramas de edamame
Ricotta q.b.
4 tomates secos, picados em finas tiras
2 dentes de alho, um deles picado
azeite q.b.
1 lima
sal grosso e pimenta preta q.b.
mão cheia de nozes desfeitas

Preparação:
1. Lavam-se os espargos, retira-se a pelicula exterior com um raspador (daqueles normais de batata) e cortam-se as cabeças. Pica-se o resto dos talos em finas rodelas e reserva-se.

2. Escaldam-se as cabeças dos espargos em água a ferver com sal até ficarem macios, e reserva-se.

3. Na mesma água (acrescente um bocado se necessário) cozem-se os talos dos espargos e o edamame sem deixar amolecer para ficarm um pouco crocantes. Quando estieverem prontos retiram-se da água;

4. Retira- se o edamame e espargos da água, que se aproveita para cozer o linguini.

5. Coze-se o linguini na água dos espargos, acrescentando apenas um fio de azeite, um alho inteiro esmagado e um pouco de sal;

6. Numa frigideira deixa-se alourar o alho picado em azeite, e junta-se os talos picados de espargos, o edamame e o tomate seco, até sentirem o sabor dos alimentos ligados. Por fim espreme-se sumo de lima no preparado;

7. Quando o linguini estiver cozida, passada por água fria para soltar e com um pouco de azeite, dispõe-se num prato fundo, com a mistura do edamame, espargos e tomate seco por cima. Desfaz-se ricotta por cima e mói-se um pouco de pimenta. Colocam-se 2 ou 3 cabeças de espargo reservadas no topo em cada prato.

8. Finalmente, desfazem-se as nozes por cima da ricotta, rala-se umas raspas de lima e mais um pequeno fio de azeite para terminar.

Um espectáculo!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Estoril Film Festival - A Moment with Juliette Binoche

Hello Juliette! First of all I would like to thank your sister and you for being here with us. You are beautiful! Thank you for letting us share with you the extraordinary film we have just seen and letting us in a little bit into your life.

Being so near to an actress like you makes me feel like a little boy again. Back to the time I thought it would be impossible to be so near someone who seemed that only existed in the screen. It is really a miracle! It really releases me and makes me feel alive, like anything is possible, as you say. So, thank you again.

The fact is that I am also in the same line of business as you and the previous question maker...yes. I am a lawyer! As you know, lawyers do a a lot of ly...I mean, acting as well. The law business can also be very challenging as a form of body and language means of expression. So I really identified myself with many of the things that have been said here today.

No,but really, my question to you is: have you ever been so tired, or so fed up that you have wanted to leave it all? You said that you knew since that play you directed in school that you wanted to be in the theatre. You also said in the movie that 3 months before the Oscar you won you were going through a difficult period, where you were "lost" for a while.

Did you ever feel that you had taken the wrong path after all? How did you deal with that and where did you find the energy, motivation, strength, the courage and the inner power to believe in yourself? How did you know, if you did know at all, that what you were doing and the life you chose was the one you still wanted? Or is it true that you don't know and that at the end of the day you have to follow your instinct?

Thanks!

Blogues interessantes

Hoje alguém queixava-se de que o blog para ser ineressante tinha que conter politica e sexo... Dizia que este blog era muito soft porque não falava de nenhum desses dois assuntos quentes.
Fartei-me de rir sozinho porque, por muito que se possa disocordar desta opinião directa e honesta, a verdade é que as "coisas interessantes" para as pessoas hoje em dia, as que atraem atençoes, andam muito à volta desses dois assuntos. Filmes, revistas, opiniões, livros, televisão, anuncios, quase tudo gira à volta destes dois grandes grupos de conversa ou de temas com eles relacionados: religião, amor, familia, economia...De uma forma ou de outra vai tudo dar ao delta da P&S.
Nunca se viu tantos anuncios sobre coisas potencialmente pouco interessantes como de gás, óculos de sol, o que seja, como hoje em dia onde tem sempre que aparecer a gaja boa.... é demais. O melhor é que se vende e se vê mais do que outras coisas. A mulher, tão lançada na sua campanha e preocupada com a sua emancipação e liberdade (que eu apoio e sigo com interesse a 100%), nunca foi tao escrava da aparencia e satisfacção do homem e da sociedade como hoje. Não deixa de ser cómico.
Aqui está uma boa ideia para uma revista.. juntar P&S num só livrito para que todos estejamos contentes.... Mas talvez já tenha sido explorada por uma ou outra menos conhecida publicação tipo....n sei,n me recordo bem... a Playboy....!!!?. há 50 anos....!!!!!?
Vou continuar a pensar....

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ice Tea a la minute!


Aqui vai uma receita que a minha mãe me ensinou desde pequeno e muito eficaz e saborosa nos dias de calor!! Ice tea de quaisquer ervas!!

Ingredientes:
1 carro (opcional, já que bastam duas pernas, uma bicicleta ou meio de locomoção alternativo)
2 ou mais euros bem fresquinhos, consoante a quantidade de ice tea pretendida;
Alguma desde de paciência
Preparação:
1. Pega-se no carro ou no outro meio de locomoção e vai-se até ao super mercado mais próximo;
2. Dirige-se à secção das bebidas e procura na prateleira a ficha que diga "Ice Tea".
3. Retira-se da prateleira a quantidade de garrafas que se pretende, mas sempre tendo em conta os euros que se tem...
4. Vai-se com o ice tea à caixa e procede-se ao pagamento;
5. Leva-se para casa e coloca-se no frigorífico até ficar bem fresco.

Serve-se em copo ou bebe-se directamente da garrafa, conforme o gosto. Pode-se colocar gelo, limão, hortelã e canela para dar sabor adicional.

Guardem esta porque é mesmo daquelas que faz falta!

Rolo de Carne e Ervas com Puré de Abóbora Manteiga e Castanhas


Tenho que pedir desculpas por estas fotos mas é que a fome era tanta no momento de servir o almoço que nem me lembrei de documentar este prato como deve ser, por isso teve que ser mais tarde a seguir ao almoço e noutra refeição, com arroz branco e tomate (simlpes e muito bom!). Mas enfim, fica-se com uma leve ideia de quial o aspecto final. O rolo fica cheio de cores, por causa da azeitona, pimentas, queijo e tomate, muito bonito mesmo. Com o puré fica um prato lindo, é mesmo pena não ter apanhado.... para a próxima!
Para 6 pessoas

1. Rolo de carne

Ingredientes:
1 Kg carne picada
1 ou duas cebolas picadas


5 fatias de bacon cortado em pedaços pequenos
1 pimenta verde
1 pitada de cominhos
Folhas de manjericão fresco
2 dentes de alho picado
1 chávena de pão ralado
3 tomates pelados e respectivo molho
Azeitonas pretas cortadas sem caroço
sal e pimenta q.b.
Azeite
queijo parnmesão às lascas

Preparação:

1. Mistura-se a carne, a cebola, a pimenta, verde, o alho, manjericão, os cominhos, o tomate e azeitonas e deixa-se descansar umas horas no frigorífico

2. Retira-se do frigorífico e mistura-se com o pão ralado, para ligar,

3. Coloca-se a carne num pirex, molda-se em rolo para ficar coeso, deita-se um fio de azeite por cima e coloca-se em forno pré-aquecido a 160º. Deixa-se cozinhar até a carne ficar pronta; Depois de pronta, retira-se, coloca-se o parmesão às lascas por cime e põe-se no forno mais uns minutos

Se a carne ficar seca, pode-se preparar um molho básico de tomate temperado para deitar por cima.... cada um que use a imaginação!

2. Puré de Abóbora

Ingredientes:
1 abóbora manteiga com 1,5 kg/2 kg
1 dúzia de castanhas
Natas
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz-moscada
hortelã

Preparação:
1. Corta-se a abóbora aos cubos e coze-se a vapor com as castanhas, até estarem tenras;

2. Esmaga-se a abóbora até estar em puré, com um fio de natas;

3. Junta-se parte da castanha, hortelã picada, noz-moscada e mistura-se de novo.

Ao servir o puré, polvilha-se com as castanhas e decora-se com uma folha de hortelã.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sopa de beterraba e hortelã










Para 4 ou 5!

Ingredientes:
1 beterraba grande cortada aos cubos
Metade de ½ abóbora manteiga cortada longitudinalmente, cortada aos cubos
2 batatas doces, cortadas aos cubos
1 cebola
1 talo de aipo, cortado
1 dente de alho picado
3 ramos de tomilho
Natas frescas
Folhas de hortelã
Resto de couve picada, se houver
Sal e pimenta preta q.b. moída na altura
Azeite
1 litro de água (depende do tamanho dos legumes)

Preparação:
1. Pica-se a cebola e deixa-se alourar em azeite com uns ramos de tomilho e o alho;

2. Junta-se o aipo, a abóbora, a beterraba, a batata e a couve, nesta ordem deixando uns minutos entre cada uma. Tempera-se com sal e pimenta. Junta-se um pouco de água apenas para evaporar rápido e para não deixar queimar nada;

3. Quando os legumes ganharem cor, junta-se a água e deixa-se ferver até estarem cozidos, mas não demais (ai íuns 10-15 min max.). Rectifica-se de sal e pimenta;

4. Retira-se do lume e bate-se tudo até ficar um creme suave. Se ao ficar é porque colocou água a mais….;

5. Junta-se hortelã picada e bate-se mais um bocado.

Serve-se, quente ou fria, consoante a estação, com natas ao centro, folhas de hortelã e pimenta moída por cima.

Simplesmente patê de Salmão

Para desenjoar de bacalhau, deixo aqui uma receita muito simples e rápida, com a qual me cruzei, e que vale sempre a pena ter em mente quando vai lá gente a casa, para as entraditas....Pode-se também fazer com atum.

Ingredientes:

1 pacote de queijo filadelfia ou similar
1/2 cebola picadinha
200 gramas de mascarpone
100 gramas de salmão fumado cortado muito fininho
sumo de um lima e raspas
pimenta rosa
sal
cebolinho picado q.b.
Alcaparras e ovo cozido picado para enfeitar

Preparação:
1. Mistura-se o pacote de queijo filadélfia, o mascarpone, o salmão e a cebola;

2. Junta-se o sumo de lima, pimenta rosa, flor de sal e cebolinho.

Serve-se com bolachas de água e sal ou tostas, polvilha-se com a raspa de lima (pouco), o ovo e a alcaparra on top.

domingo, 1 de novembro de 2009

Vol-au-vents de bacalhau e espinafres com salada de feijão verde e aipo


Mais bacalhau!

Para 4 pessoas
Ingredientes:
400 gramas de bacalhau, demolhado e às lascas pequenas
8 vol au vents já preparados (2 por pessoa)/2 folhas de massa folhada cortada em 8 circulos
2 colheres de sopa de farinha
1 alho francês, picado grosseiramente
1 dente de alho picado
1 1/2 colheres de pesto
2 copos de caldo de legumes
noz moscada q.b
1 chávena e meia de natas
1 tigela de espinafres
tomate seco
Folhas de hortelã
sal e pimenta q.b.
Raspas de lima

Preparação:
Forno a 200º
1. Numa panela aquece-se o azeite com o alho e deixa-se alourar um pouco o alho;

2. Junta-se o alho francês, e deixa-se amolecer, com um pouco de sal e pimenta;

3. Devagar deita-se a farinha e mexe-se um pouco para ligar com o alho francês;

4. Com o lume no mínimo, acrescenta-se, lentamente, os copos de caldo e as natas, mexendo muito bem para formar uma pasta homogénea;

5. Já com o preparado homogeneizado, sobe-se o lume um pouco durante 2 ou 3 minutos, mexendo bem, e junta-se as colheres de pesto, polhvilha-se de leve com nóz moscada e umas raspas de lima. Para terminar junta-se a hortelã picada.
6. Junta-se então o bacalhau e deixa-se cozinhar um pouco, para finalmente juntar os espinafres. Mexe-se bem, rectifica-se de sal e pimenta e rega-se com um fio de nda de azeite extra virgem e o recheio dos vol-au-vents está feito.

7. Com os vol-au-vents já crescidos em circulos (no forno pincelados com ovo caso não sejam pré feitos) enchem-se com o preparado de bacalhau e voltam par ao forno um pouco.

8. Retira-se os vol-au-vents do forno e coloca-se um pouco de tomte seco em cima de cda um, e umas gotas de azeite poor cima.

Eu servi hoje com salada de feijão verde, escaldado em água com aipo, polvilhados com azeite, vinagre balsamico, sal e amêndoa torrada.