terça-feira, 18 de maio de 2010

"Brustapinental" - Bruschetta; Tapa; Pincho; Entaladinho. Todas diferentes, todas iguais?


Como sabem, o outro dia estive no "La hora Española" e voltaram as memórias das boas tapas. Na altura achei que iria investigar e fazer umas experiências com as tapas.

Ao pensar nelas, comecei a resvalar para a ideia de bruschetta, com tomate, manjericão, azeitonas e azeite em cascata. Ao mesmo tempo, imaginava ovos com bacon, pão com alho e cogumelos por cima. Rodelas de chouriço e pimentos assados. courgettes e beringelas! o resultado foi um melting pot de ideias e culturas porque afinal somos todos latinos e mediterrânicos. Deve ser por isso que acabamos todos mais o menos no mesmo lugar.

E assim nasceu o BRUSTAPINENTAL. Novo conceito, ideias antigas:

As sugestões deste fim de semana são simples e podem ser alteradas conforme o gosto de cada um. Eu fiz as seguintes Brustapinentais (é assim o plural...):

Nota previa: todas estas sugestões vão ao forno 5-10 min em pão levemente torrado na torradeira e passado em azeite quente com alho e tomilho, para ganharem sabor.

Agora tomem lá as marinadas para colocar no pão:

1. Tomate e mozzarella:

Corta-se tomate aos cubos, tempera-se com sal, pimenta, manjericão e vinagre balsâmico. polvilha-se com azeitonas. Deixa-se marinar.... Quando o pão estiver pronto para o forno, despeja-se o marinado de tomate e azeitonas por cima, com umas fatias de mozzarella para derreter no forno, uma pitada de sal e pimenta;

2. Salsicha de porco alemã, Pimento Italiano e Chutney de Manga;

Corta-se o pimento ao meio de forma longitudinal, abre-se e leva-se ao forno até assar, temperado apenas com azeite e sal. Enquanto assa, corta-se as salsichas em rodelas e cozinham-se num pouco de azeite. Reserva-se. Quando o pimento estiver pronto, dispõe-se sobre o pão com as salsichas por cima. Pronto para ir ao forno Quando sair, uma colher de chá de chutney por cima.

3. Ovos e bacon

Mexem-se com "bigor" uns ovos, com sal, pimenta e salsa e fazem-se mexidos, mal passados. Frita-se o bacon em fatias muito finas noutra frigideira, sem azeite, na própria gordura. Os ovos podem ter cogumelos, por exemplo, eu fiz sem recheio e ficaram muita bons.

Por cima do pão, uma mão cheia de ovos, e umas fatias de bacon por cima... forno com eles.

4. Courgette, beringela, presunto e mozzarella

Salteia-se a courgette e beringela em rodelas muito finas, em azeite e alho. Deixa-se ganhar cor. Coloca-se por cima do pão, presunto por cima e um bocado de mozzarella com pimenta e sal grosso a temperar.

E por ai em diante. Ontem fiz estas. Sobraram-me cogumelos portobello salteados porque mancava-me pão..foram hoje numa pasta simples.... oooooooooooooh!

Vou fazendo e passando. Há milhares de formas e combinações.

4 comentários:

  1. Me sirva por favor aquela que leva o curry, é a minha paixão!

    Afora essa, gostei bem das outras combinações, sim senhor!

    ResponderEliminar
  2. Falta a foto, mas já vou colocar!!

    ResponderEliminar
  3. OI DOC,

    FIQUEI COM UMA FOME, TERRÍVEL! (RS).

    PIOR É QUE , LOGO O PRIMEIRO BLOG QUE VISITO, LÁ VEM VOCÊ COM ESTA MARAVILHOSA "BRUSTAPINENTAL" !!!

    BOM VOU ABRIR A GELADEIRA E VER COMO POSSO ME VIRAR (RS).

    DOC, TENHO UM BLOG DE HUMOR,

    "HUMOR EM TEXTO"

    E SE PUDERES DAR UMA PASSADINHA POR LÁ, LEVE UM DESTES PRATINHOS.(RS)

    COMBINADO?

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderEliminar
  4. Ai, que tentações! E eu que estou a ver se perco uns Kg e cm a ver se deixo de estar constantemente a ser rotulada pelas pessoas que não me conhecem! Mas aproveite e veja os meus blogs, www.hobby-criativo.blogspot.pt
    e www.plurifacetada.webnode.com.pt.
    Infelizmente, Ainda não tenho seguidores e muito menos comentários, não sei porquê! Mas não é por falta de divulgação, porque vêm ter comigo e dizem que está "giro" ou "interessante"

    ResponderEliminar