terça-feira, 20 de novembro de 2012

Panquecas vs crepes


Mais um daqueles  "interesting facts".... Nunca sei a diferença entre uma panqueca e um crepe. Sempre tive a ideia de que uma panqueca é mais grossa do que o crepe, mas que de resto não há grande diferença. E depois de ler algumas coisas, acho que é mais ou menos isso. E que talvez as panquecas possam levar mais um ou outro ingrediente, mas que podem também não ser utilizados, como o fermento (acho que é o único....).

Se alguém tiver outra opinião ou ideia que me possa esclarecer, sou todo ouvidos!

De qualquer forma, aqui vai a explicação do nosso amigo wikipedia:

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

O crepe, palavra que vem do francês crêpe, derivada do latim crispus, que significa crespo, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. A massa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado.

5 comentários:

  1. primo, diria que é a mesma coisa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. o meu primeiro problema é que eu nunca sei quem me escreve. Aparece-me sempre o nome, neste caso Rita. É a primeira pista... Depois aparece-me no texto "primo", segunda pista que me diz que é alguém da minha familia. Mas ha pelo menos 3 Ritas na minha familia, por isso não sei qual delas é...

    De qualquer forma, muito obrigado, eu também acho, com a ressalva da grossura, que acho que realmente varia de um para o outro.

    ResponderEliminar
  3. Ola pipo é a joana, ainda hoje fiz prai uns 50crepes,era o q a mana queria para os seus anos :) todos os nossos amigos adoram os meus crêpes pr isso aqui fica a minha receita: 1L d leite, 500g d farinha, 3 ovos e 10c.de soupa de oleo.as paquecas Sao mais gordas, sem duvida, o crêpe é mais lève, mais fininho.bjis vai dando noticias

    ResponderEliminar
  4. A historia do Crepe e da Panqueca. Acredite se quiser. Isto é incrível!

    A panqueca ou crepe é simplesmente mingau frito ou assado na chapa quente.
    Então ao origem histórica é a mesma do mingau.
    Mas qual é a orígem do mingau?

    Fonte Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mingau

    Mingau ou papa (ou ainda papinha) é um alimento de consistência cremosa, feito usualmente de água ou leite onde se coze um cereal (como a aveia) ou farinhas variadas (de trigo, maisena, fubá de milho, arroz ou outra); muitas vezes é adoçado com açúcar.
    É tipicamente o primeiro alimento dado às crianças, quando é necessário algo mais que o leite.
    O termo vem do tupi minga'u uma bebida espessa utilizada também em rituais.

    Leia mais: http://konektigi.blogspot.com/2011/09/historia-do-crepe-e-da-panqueca.html#ixzz2NZe56KBp

    ResponderEliminar
  5. Eu que fiz esta pesquisa. Achei muito interessante sobre a origem indígena. Gostei do seu blog, parabéns.

    ResponderEliminar