sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marquês de Pombal II - Inquérito aos profissionais do sector dos transportes públicos

Para corroborar a minha visão sobre a brincadeira no Marquês de Pombal, fui para o terreno e cada vez que utilizo os transportes publicos pergunto aos profissionais do sector o que acham desta jogada municipal feita ao estilo dos pais de Helen Keller quando ela se portava mal em casa.

Até agora, do universo dos inquiridos, 100% não está de acordo com as alterações efectuadas.

"É uma jogada para lixar a vida dos outros"  ou "como ele é o chefe de lisboa e não quer pagar as multas da UE por causa dos níveis de poluição...." ou "cada um tem que deixar a sua marca, este alterou as vias no MP. Agora quem vem da A5 e quer ir para a Duque de Loulé, tem  que ir dar a volta ao bilhar grande... ou não utiliza o tunel e se mete no labirinto das avenidas, ou vai direto para a Fontes Pereira de Melo..." são alguns dos comentários que recebi ao longo destes último dias.

Caso queiram participar deste inquérito, façam as vossas inquirições pessoais e deixem aqui o vosso comentário. De certeza que deve ser interessante!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cachorro vagabundo

Em época de vacas magras, cachorros vagabundos.

Não é bem uma receita. Não é nada uma receita. É mais uma partilha de, como do nada, nasce um snack. Um cachorro vagabundo, com  os remains of the day...

Pão de forma, folhas de alface, duas salsichas alemãs, mostarda de dijon e uma fatia de mozzarella derretida.

1. Torra-se o pão. Numa das fatias, põe-se a salsicha cortada ao meio verticalmente e horizontalmente. Coloca-se a fatia de mozzarella por cima da salsicha e põe-se a fatia de pão com a salsicha e queijo no microondas 15 segundos no máximo para o queijo derreter. As salsichas ficam como que enformadas no queijo.

2. Já fora do microondas, põe-se umas folhas de alface por cima do queijo. Podem ainda pôr tomate, batata palha, o que quiserem. Eu pus só alface.

3. Na outra fatia, barra-se mostarda. Fecha-se a sandocha. Corta-se ao meio e come-se.

Como digo, não é receita. Qualquer tonto se lembra disto. Eu sou só o tonto que tem tempo para colocar uma foto com indicações ...

Aproveitem.

domingo, 25 de novembro de 2012

Avenida da Liberdade e nova circulação

Houve alguma trombose municipal enquanto eu não estive cá...?

O que é que aconteceu à Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, e respectivas vias de transito adjacentes....? Não se percebe nada, é um transito interminável, gente às voltas num carrocel em que nunca se consegue voltar ao mesmo lugar virado no mesmo sentido.

Não admira que o número de veículos tenha diminiudo... Só alguém totalmente louco, sem nada para fazer, como eu, ou completamente embriagado é que se atreve a entrar naquela espiral de loucura de ânimo leve, sem enlouquecer de vez.

Nunca vi tanto carro, tanta luz automóvel e tanta confusão naquela avenida como estes últimos dias. Se a ideia é evitar que para lá vão carros, pelo menos fechem aquilo tudo de vez. Desde cá em cima até la a baixo aos Restauradores. Façam tudo vias pedonais. Vamos todos andar a pé por ali a baixo, acabem com o transito de uma vez por todas. Agora, não façam as pessoas andarem feitas parvas às voltas para trás e para a frente naquela loucura!!

Perderam todos a cabeça??!

Gostava de saber quantos milhares de euros foram, e estão, a ser gastos em estudos, avaliações, sessões de esclarecimento, foruns, e tudo o mais, para não falar no custo de alterar aquilo tudo in loco, para alimentar este circo. Percam o tempo com coisas mais construtivas. Apanhem o lixo das ruas, alimentem os pobres, façam mil e uma coisas que têm que fazer, em vez de andarem a brincar aos carros e cidades com ruas de verdade.

Quem é que teve esta brilhante ideia??? Deve ter saido da cabeça de alguém, ou de alguma comissão, equipa ou grupo de trabalho, criado para gaastar mais uns tostões nesta altura em que, sobretudo, o dinheiro abunda....

Tenham juizo.

sábado, 24 de novembro de 2012

Arroz de atum com legumes pr'a meninos

Este é um arroz pra meninos, no verdadeioro sentido da palavra. É o que dá estar a conviver com crianças. E o que dizem é verdade, é o público mais dificil de agradar. O melhor é nunca arriscar e fazer pratos simples, mas que eles gostem....E eu nisso ainda sou um iniciado. Mas vou fazendo e tentando melhorar.

Hoje não havia nada. E nada melhor quando não ha nada do que o atum em lata.... com arroz e legumes!

Daí esta receita basica, mas eficaz, e que os meninos gostam sempre:

Ingredientes:
2 latas de atum
1 caneca de arroz agulha
Dobro de agua, approx.
Sal q.b.
pimenta q.b.
1 cebola media (50-60g), picada
2 dentes de alho pequenos, picado
2 folhas de louro
Legumes vários (eu usei aquelas jardineiras de legumes congeladas/salada russa, dá perfeitamente)

Preparação:
1. Refoga-se o alho e cebola em azeite, deixa-se alourar, até começar a queimar ligeiramente, juntando as folhas de louro.

2. Junta-se os legumes e refoga-se tudo até descongelarem e começarem a ganhar cor. Apenas uns minutos.

3. Junta-se o arroz e deixa-se fritar uns segundos, mexendo bem. Logo de seguida, junta-se  a água e deixa-se cozer o arroz. Passados uns 3 ou 4 minutos, eu juntei o atum.

4. Deixa-se cozer tudo até estar pronto. Nao deixem cozer demais, de menos, com demasiada água....As crianças não gostam do arroz malandro, molhado, colado, viscoso, etc....!

Nada que saber.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Panquecas vs crepes


Mais um daqueles  "interesting facts".... Nunca sei a diferença entre uma panqueca e um crepe. Sempre tive a ideia de que uma panqueca é mais grossa do que o crepe, mas que de resto não há grande diferença. E depois de ler algumas coisas, acho que é mais ou menos isso. E que talvez as panquecas possam levar mais um ou outro ingrediente, mas que podem também não ser utilizados, como o fermento (acho que é o único....).

Se alguém tiver outra opinião ou ideia que me possa esclarecer, sou todo ouvidos!

De qualquer forma, aqui vai a explicação do nosso amigo wikipedia:

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

O crepe, palavra que vem do francês crêpe, derivada do latim crispus, que significa crespo, é um tipo de panqueca feito a base de farinha de trigo, leite e ovos. A massa é preparada de forma que possa formar uma camada delgada no fundo duma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. O crepe é geralmente comido depois de enriquecido com algum recheio, que pode ser doce ou salgado.

sábado, 17 de novembro de 2012

Panquecas com doce de framboesa e banana

Acordei hoje de manhã e a minha sobrinha, ainda deitada, perguntou-me se podia comer panquecas e bacon. Eu não tinha bacon, mas ingredientes para as panquecas tinha. Depois foi só juntar o resto.

É o mais fácil que há, não dá trabalho nenhum, e se tiverem uma bimbi, menos sujidade. Para umas 10 panquecas, nós eramos 5 e deu perfeitamente:

Ingredientes:
150g farinha
200ml leite
2 ovos
50g de margarina
50g açucar
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
Bananas
Doce (do que quiserem, o meu foi de framboessa)

Preparação:
1. Mistura-se tudo na Bimbi, ou numa batedeira, ou parecido.

2. Aquecer bem uma frigideira pequena, pôr uma pequena noz de manteiga só para não colar, e deita-se um fundo de concha de cada vez, para ficarem bem fininhas. Aí já depende do gosto, mais grossas, mais liqiudo, mais finas, menos liquido. Tentar virar estilo omelette, no ar. Testem o vossso jeito. Umas de certeza vão ficar tortas ou dobradas, nas vão apurando a técnica à medida que vão tentando. Vão pondo nozes de manteiga à medida que fazem as panquecas, para não colarem ou queimarem. Mantenham o lume constante, mas baixo.

3. Cortar umas bananas em rodelas muito fininhas, pôr em cima da panqueca, espalhar o doce, e já está. Enrolar, comer aberta, como quiserem. As crianças podem sser muito imaginativas... Deixem-nas brincar com elas.

Simpels!

Lampas a meio gas

O prometido é devido. Para uma primeira prova, de regresso ao activo, a coisa correu muito bem. Estava lá tudo, a organização, a confraternização, o espirito de solidariedade. Todos tivemos que ter cuidado porque, como dizia o organizador no speech inicial "temos que ter atenção e cuidado, dadas as caracteristicas de uma prova como esta", uma vez que era à noite, no meio da estrada, a enfrentar o transito sem luzes próprias... ao natural. Não fosse a lanterna dos 300 que o Sr. Alfredo Almeida trazia à testa, e estariamos na escuridão total. Choveu 5 minutos durante 1h20, o que, dadas as circunstancias, foi um presente adicional. Devo dizer que só fizemos meia Lampa. A prova era em forma de oito, por isso, mais ou menos a meio do precurso de 21km, aos 12.5km, passsava-se de novo pela casa de partida. Eu e os meus dois companheiros de expedição resolvemos que, por ontem, bastava. Estávamos prreenchidos. Tudo tinha corrido bem até ali e não havia porque tentar mais a sorte. Com um misto de graça e vergonha, ouvimos um outro participante a perguntar-nos, enquanto passava por nós: "Então, acabou-se a gasolina...?". Mas não, simplesmente achámos que, para um treino, foi o suficiente, e às vezes "less is more", ou pelo menos foi essa a opção que tomámos. Bom, isto para dizer que foi espectacular. Adorei este re-inicio. Acabámos a noite em grande a comer um bitoque com ovo a cavalo, batata frita, arroz e salada num restaurante muito simpático à beira da estrada, entre o Magoito e Lisboa, chamado "O Cortador". Estava tudo óptimo, e não podia ter corrido melhor. E agora, venha a próxima, estou preparado...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

4º Nocturno de São João das Lampas

Infelizmente o meu primeiro post não vai ser uma receita. Serve apenas para marcar o início de mais uma temporada de corridas, que começa exactamente esta noite, nada mais nada menos do que em São João das Lampas. Pelos vistos ha um "nocturno", que se desenrola esta noite, a partir das 21.00, e no qual vou participar. A única certeza que tenho é que o vou começar, onde e em que estado vou acabar é que não sei, mas em breve saberei! O que sei é que se me devem apagar as lampas todas a seguir... Hei de relatar como foi, mas para já fica aqui a informação.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

XTRA, XTRA!!! Read all about it! Doc is back in town!!!..

É verdade, estive fora, mas estou de volta, e espero em breve poder recomeçar a partilhar novas receitas, pensamentos e comentários neste blog que sempre foi o meu espaço virtual de relaxamento. Nao vou maçar ninguém com mensagens de chegada. Estou cá e pronto. O resto é conversa. Espero que alguém venha cá espreitar.. (se é que alguma vez alguém veio) e dar umas opiniões etc! É bom estar de volta...! Doc