segunda-feira, 10 de maio de 2010

My own private Sunday evening Burger

Quando nada, ou quase nada, há no frigorífico ao Domingo. Quando chove e não apetece sair, quando também os residuais ovos mexidos, estrelados com o sem chouriço, farinheira, tomate, espargos, parmesão, cogumelos ou alho francês, já não apetecem e quando, por algum acaso, sobra carne picada no congelador, nada está perdido.

Há uma saída.

"El burga" fácil, rápido e ultra saboroso pode estar à espreita, e pode tomar a forma que descrevo de seguida. A liberdade é total, por isso é sempre possível adaptar, mooldar, recriar ou alterar o que se quiser, consoante o gosto e disponibilidades da despensa.

Mais uma vez, faltou a foto... como diria uma música antiga daquele gajo que foi da MTV: "I'm an asshole...iôoo, iooooo, ioiooooooooooooooo"

Ingredientes
Pão de hamburguer
Carne picada e formato hamburguer
cebola cortada às rodelas
alcaparras
mostarda de Dijon (com pimentas)
alface/rúcola
tomate cortado em rodelas muito finas
uma fatia fina de qualquer queijo de que se goste (Mozzarella em barra por ex)
sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação
1. Caso a carne venha já preparada, nada há a fazer. Caso contrário, pode-se temperar a carne picada come si vuole (estes ingredientes não estão mencionados acima porque são eventuais e opcionais) com sal grosso, pimenta, alcaparras, um pouco de cominhos, pão ralado, cebola, e por aí fora..). Feita a temperação, molda-se a carne em forma de hamburguer;

2. Numa frigideira bem aquecida deixa-se alourar a cebola às rodelas em azeite até estar bem cozinhada. Nessa altura deita-se para lá o hamburguer e deixa-se cozinhar de um lado e de outro, "agosto". O meu é mal passado. O que se pretende é que quando o hamburguer estiver cozinhado a cebola esteja levemente bronzeada, mas não queimada...

3. Abre-se o pão do hamburguer ao meio e coloca-se uma camada de verde. Alface, rúcola, cicória, agrião, you name it. Na outra metade do pão barra-se a mostarda. Por cima das alfaces vai vai o hambrguer, cobrindo-se de imediato com a fatia de queijo para que esta derreta por cima da carne. Aqui junta-se a cebola e as alcaparras, preparando a cama(como se costuma dizer, expressão que odeio...) para uma ou duas finas rodelas de tomate.

4. Fecha-se o hamburguer com a metade do pão barrado com a mostarda, pressiona-se um pouco para evitar que, quando se lhe pegue, a torre de babel desmorone, et voilá!

Acompanha-se com uma coca-cola fresca com gelo e lima, e umas batatinhas fritas!

Prometo fotos...

Sem comentários:

Enviar um comentário