terça-feira, 11 de maio de 2010

Lombo de porco com rosmaninho e laranja, mel e amendoa laminada


Passando de um para outro prato fácil. Aqui fica uma boa sugestão para quando se tem alguém para almoçar ou jantar. A grande vantagem é que se pode fazer companhia às visitas enquanto o dito assa no forno.... e não tem nada que saber.

Ingredientes:
1 lombo de porco (mais ou menos 1 kg, depende do número de pessoas)
Um molho de ramos de rosmaninho
3 alhos picados
1 lima espremida
1 e 1/2 colher de sopa de massa de pimentão
Sal e pimenta preta
1 folha de louro
vinho branco q.b.
mel q.b.
laranja cortada em pequenos cubos
amêndoa laminada q.b.
batatas para assar

Preparação
1. Num almofariz esmaga-se o alho, a massa de pimentão, o rosmaninho, o sumo de lima, sal, pimenta preta e a folha de louro. Faz se uma pasta bem homogénea e barra-se o lombo todo à volta. Coloca-se num pirex. Rega-se com o vinho branco e leva-se para o frigorífico tapado com papel de alumínio para repousar umas boas horas (umas 5 ou 6 será o ideal, ou melhor ainda, da noite para o dia seguinte).

2. Antes de colocar o lombo no forno, ferve-se água e sal, e deixa-se entalar as batatas 5 minutos, para amolecerem um bocado. Deitam-se as batatas no pirex à volta dom lombo, com um corte ao meio, adiciona-se mais um bocado de sal grosso, virando o lombo para apanhar todo o "sumo" depositado no fundo, e deita-se um fio de azeite por cima das batatas e da carne.

3.Leva-se o pirex, com o papel de alumínio a tapar, ao forno pré-aquecido a uns 160 graus, por volta de 50 minutos. Convém irem vendo, para ajustarem a temperatura. Se for forte demais, queima por fora e não cozinha por dentro. Se for lento demais, seca... Ninguém disse que era fácil(o que vale é que ninguém se lembram do que disse acima..)

4. Passado uma meia hora/quarenta minutos, ou quando virem que a carne já está bem encaminhada, tiram do forno e barram de ambos os lados com mel. Dão uma volta nas batatas e regam com o molho acumulado. Volta tudo lá para dentro, já sem o alumínio, até ficar bem tostado e com o mel a brilhar.

5. Uns 10 ou 15 minutos antes de sair, abrem de novo o forno e polvilham o lombo de ambos os lados com a amêndoa laminada e deitam a laranja por cima. Deixam no forno até a amendoa começar a dourar.

Podem servir apenas com as batatas e laranja, ou podem ainda fazer uma couve ou espinafres salteados em azeite e alho, para acompanhar! Couscus também é uma boa alternativa.... Eu coloquei umas simples ervilhas com uma noz de manteiga e azeite, para além das batatas.

O meu ficou com pouco sal, mas felizmente não se vê na fotografia!

3 comentários:

  1. Estamos gostando de vir aqui nesse blog novamente!!! Cheiro de comida boa no ar!
    Só temos a lamentar que não temos mais fotos...mas isso é apenas um detalhe!

    ResponderEliminar
  2. já la está a foto!! pouco a pouco...

    ResponderEliminar
  3. Olá Doc!
    Está a foto e está muito boa e é extremamente importante para o "apetite", "os olhos tb comem" diz o Povo!
    Já vi que a Culinária continua e como é que estamos de Exercício Físico?
    Não tenho tido "notícias" de Corridas!
    Um abraço e bons "garfos" (:~))

    ResponderEliminar