quarta-feira, 12 de maio de 2010

Salada de alfaces, chouriço da Gralheira, feta, mel e uvas


Fui a casa à hora do almoço para fazer um prato de cous-cous com lentilhas e coisas mais e acabei por fazer uma sopa e uma salada verde com outras coisas!


Para um clima instável, nem frio nem calor, nem fresco nem abafado, uma salada instável também, nos sabores. Não se sabe bem se a próxima garfada vai ser doce ou salgada, uma aventura! cuidado com o sal... o chouriço é dose...

Ingredientes
Alfaces (verde, roxa, agrião, o que quiserem)
1 chouriço da Gralheira (Cinfães), assado no forno com um ramo de tomilho
queijo feta esfarelado, q.b.
uvas (brancas ou escuras, ou as duas)
Sementes de abóbora
Vinagre balsâmico
Sal e Pimenta q.b.
Azeite
orégãos

Preparação
1. Assa-se o chouriço no forno até estar a borbulhar, e corta-se em pequenos cubos. Cortam-se as uvas em metades. Esfarela-se o queijo feta.

2. Numa saladeira deitam-se as alfaces. Por cima, o chouriço, o feta e as uvas.

3. Faz-se um vinagrete de mel. Um pouco de mel, um pouco de vinagre, azeite, sal, pimenta, orégãos, mistura-se bem e rega-se a salada. Não vale a pena por mais sal ou outros condimentos na salada. Entre o chouriço, o feta e o molho chega e sobra!

4. Polvilha-se com as sementes de abóbora.

Si mangia fredda, come la vendetta!!

2 comentários:

  1. Ahhhhh...aqui não temos chouriço da Gralheira, e queijo feta é uma aventura, só por um acaso de acha...mas me delicio pela foto, é só o que posso fazer...pelo menos!!!rsss...

    ResponderEliminar
  2. Bom, o chouriço não foi da Gralheira, mas estou em crer que a minha escolha não desprestigiou a receita. Tudo o resto foi seguido tal como indicado e o resultado foi uma verdadeira delícia!! Obrigada!

    ResponderEliminar