terça-feira, 4 de maio de 2010

Salada de bacalhau com feijão verde e ervilhas em hortelã, pinhões torrados e cebola caramelizada

Caramba, recomeço logo com uma receita que tem nome que nunca mais acaba!! Parece o título de uma música dos Meat Loaf!!

Enfim, fui pensando nela durante uns dias, trocando uns ingredientes por outros, e amadurecendo a ideia na minha cabeça. A única coisa que faltou no final foi a bateria na máquina fotográfica que, no momento "H", morreu-nos nas mãos... Mas fica a memória! E que bela memória!

Uma das coisas que gosto neste tipo de saladas é que se podem comer quentes, quando acabadas de fazer, mas sabem bem também frias, se sobrar para o dia seguinte. E é como se fossem dois pratos diferentes.

Aqui vai disto:

Ingredientes (para 4)
400 g de bacalhau às lascas ou desfiado;
500 gramas de feijão verde, lavado e cortado;
1 cebola grande ou 3 chalotas, picadas
1 alho picado
150 g de ervilhas
3 ou 4 folhas de hortelã
1 molho de pinhões q.b.
Azeite
sal e pimenta q.b.
salsa q.b.
1 chalota extra cortada às rodelas para caramelizar
açúcar q.b.
vinagre balsâmico/sumo de lima q.b.

Preparação
1. Demolha-se o bacalhau e desfia-se um bocado para não ficarem bocados muito grandes. Lava-se o feijão verde,retira-se o fio lateral e corta-se em pedaços.

2. Numa panela bem aquecida refoga-se a cebola/3 chalotas picadas e deixa-se alourar. Junta-se o alho e a salsa. Passados uns poucos minutos junta-se o bacalhau e deixa-se cozinhar até ganhar uma boa cor, mas sem deixar secar. Pode-se juntar aqui um bocado de pimenta branca, embora seja opcional;

3. Enquanto se cozinha o bacalhau, ferve-se água noutra panela com as folhas de hortelã e sal. Quando a água estiver fervida, e com a infusão de hortelã bem cheirosa, junta-se o feijão verde e as ervilhas e deixa-se cozer uns minutos. Eu gosto dos legumes cozidos mas rijos. É uma questão de gosto e de irem provando para ver se estão no ponto. Nessa altura, retira-se da água e reserva-se;

4. Numa saladeira, deita-se uma camada de feijão verde e ervilhas, por cima o bacalhau, e outra camada de feijão verde e ervilhas. Mistura-se bem;

5. Numa frigideira bem aquecida, deixa-se aquecer um pouco de azeite, junta-se a outra chalota adicional e açúcar, deixando caramelizar. Enquanto isso, torram-se os pinhões rapidamente no forno (é um instante, cuidado não deixem queimar...);

6. Deita-se uma porção de salada em cada prato, junta-se um fio de azeite extra virgem por cima, uma gotas de vinagre balsâmico ou lima, e a cebola caramelizada em pouca quantidade, para dar um toque doce ao paladar. Atiram-se os pinhões por cima.

7. Come-se com guesto!

2 comentários:

  1. Uma bela receita, com ingredientes bem originais. Passei por aqui para conhecer o blog e já sou seguidor. Fica o convite para conhecer o meu:
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Minha gente, temos a salada, sim senhor...mas a foto pros que estão do lado de cá poderem ver? Onde está? rsss...fiquei curiosa, aí tem bastante coisa que eu nem conheço, uai!

    Até mais, quero ver se isso aqui continua, estou torcendo pra isso!!!

    ResponderEliminar