quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bolo de Mármore


Continuando na minha saga de aprendizagem lenta e demorada no mundo dos bolos, desta vez resolvi fazer um bolo de mármore. Não sei porquê, mas achava que o facto de ter chocolate por dentro com formas curvas e meias psicadélicas tornaria a coisa mais difícil ainda. Mas parece que resultou!

Ingredientes:
Base (parte "branca")
2 e 2/3 chávenas de farinha
1 e 2/3 chávenas de açúcar
2 colheres de chá de "baking powder"
1/4 colher de chá de sal
300 g de manteiga sem sal
6 ovos

Para a parte de chocolate:
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
175g chocolate preto

Preparação:
Forno pré-aquecido a 160º

1. Bate-se a manteiga e açúcar, até estar bem ligado, juntando depois lentamente a farinha e baking powder e sal. Devemos ficar com um resultado cremoso;

2. Enquanto se continua a bater, junta-se os ovos, um a um, até estarem incorporados no preparado. Reserva-se.

3. Derrete-se o chocolate em banho Maria. Enquanto está a derreter, mistura-se bem o leite e bicarbonato de sódio noutra tigela. Assim que o chocolate estiver derretido, junta-se ao leite e mistura-se bem (pode ser com colher) até estar bem ligado. A esta base junta-se duas chávenas de base branca e mistura-se bem até ficar de novo castanho do chocolate.

4. Unta-se uma forma com manteiga e farinha, e enche-se até um terço de base branca. Junta-se por cima a mistura de chocolate e de novo por cima uma nova camada de base branca. Não encham muito a forma senão acontece-vos como a mim que saiu por forma durante a cozedura!! Passa-se uma faca na vertical por dentro da mistura fazendo curvas para que o chocolate depois fique com aqueles tons psicadélicos caracteristicos do bolo mármore.

5. Forma para dentro do forno a 160-170º e lá para dentro durante uma hora mais ou menos ou até estar cozido.

Fica bom, vos digo... até me disseram que nunca tinham comido um bolo de mármore tão bom na vida! Também não sei onde terão comido, mas enfim... aceitei o elogio de muito bom grado!

2 comentários:

  1. Oi Doc, acho que vc está no caminho bolos e pães tem mistéééérios!!
    bjs

    Maura

    ResponderEliminar
  2. Você já está quase um confeiteiro...está um mestre na arte dos bolos...Congratulations!

    ResponderEliminar