segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Frango Aromatizado, com Amêndoas e Noodles Chineses


Voltando à cena asiática, que eu adoro, é sempre agradável cozinhar umas tiras de frango no wok ou simplesmente na frigideira (meu caso, porque o meu wok morreu).

O frango tem a característica de ser um alimento leve e suave, que não se reduz ao belo frango assado, comido à mão com uma "geladinha". E não me levem a mal, esse frango sabe muito bem num final de dia de verão quente ao ar livre.

Mas hoje faço uma receita mais invernal, que passo a explicar:

Para 2
Ingredientes
250g de "strogonoff" frango (já se compra em tiras e tudo!)
100g de milho cozido
100g de rebentos de soja
tomilho limão (pouco)
molho de soja q.b.
250g de noodles chineses
Óleo de sementes de sésamo
Amêndoa torrada laminada
Sumo de limão
vinho branco q.b.
1 ou 2 dentes de alho, picados
sal e pimenta q.b.
Um pouco de gengibre fresco picado

Preparação
1. Tempera-se o frango com o alho, sal, pimenta, tomilho limão, sumo de limão, gengibre e o vinho. Mistura-se bem e reservar umas horas se possível, antes de cozinhar;

2. Numa frigideira bem quente, deitar azeite e cozinhar um pouco o frango até estar levemente tostado por fora (não deixem secar...). Reservar;

3. Na mesma frigideira, coloca-se um pouco mais de azeite, e salteia-se o milho e os rebentos de soja, juntando depois o frango de novo lá para dentro, e temperando com um pouco de molho de soja. Deixa-se marinar um pouco mais em lume brando;

4. Enquanto se deixa o frango em lume brando a ganhar sabor, ferve-se água com sal numa panela e coze-se a massa chinesa de acordo com as instruções da embalagem (eu pus um alho inteiro também na água...Shhhhh...). Normalmente está pronta em aprox. 4 minutos. A meio da cozedura, deita-se umas gotas de óleo de sementes de sésamo. Não exagerem porque este óleo é muito bom, mas também muito intenso e se exageramos retira todo o sabor ao resto.

Sirvam a massa e deitem por cima a mistura de frango, rebentos de soja e milho. Polvilha-se com amêndoa laminada e come-se com "fai-chi".

Ainda estou a dever ao blog o que aprendi no curso de cozinha Thai, mas tenho que ir ao super mercado... Prometo que a primeira que faço, para quem conhece, é a sopa "tom yam". Quem espera sempre alcança!

Sem comentários:

Enviar um comentário