terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A queda da salada


Tenho vindo a observar um fenómeno muito interessante sobre a salada e a sua "queda".

Fica muito mais bonita e viva no prato quando é servida com as mãos em vez de talheres próprios. E mais viva e bonita fica quando é temperada no prato, em vez de ser temperada logo na saladeira.

Não sei se este é um achado meu, novidade para todos, ou se foi apenas um achado subjectivo, decorrente da experiência própria, da minha evolução enquanto pseudo-amador de cozinha. Seja como for, é sempre gratificante chegar a estas conclusões, fazer estas pequenas descobertas absolutamente sozinho, sem ajuda, ou sem ter lido, ouvido ou visto nalgum lugar.

Talvez seja um costume já antigo, um M.O. que existiu vivo e presente no passado e que, em consequência da evolução da sociedade e das leis que a acompanham como uma sombra pegajosa, acabou por ser condenado e depois banido das boas e aconselháveis praticas da restauração, em cumprimento das tais leis e seus códigos, decretos, portarias, normas, regras e regulamentos sobre a matéria, em protecção do pobre, desprotegido e frágil consumidor final.

Seja como for, hoje prefiro servir a salada à mão.

1 comentário:

  1. O melhor mesmo é temperar na hora que vai comer, senão murcha, mas eu faço um molho bem simples, que uma tia me ensinou, que gosto de misturar bem nas folhas antes de servir senão não fica gostosa, mas tb tem que servir na hora, vc está certo!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar