sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bife do Lombo com molho à Café e "papas" fritas



Continuando....

Ingredientes para 2:
2 bifes do lombo
2 dentes de alho
sal e pimenta preta q.b.
um ramo de alecrim
4 cogumelos (usei Portobello pequenos) laminados - opcional
4 batatas para fritar, descascadas e cortadas finamente
natas q.b.
2 ou 3 colheres de mostarda de Dijon com pimentas
1 chávena de café de café
Manteiga para os bifes e molho

Preparação
1. Temperam-se os bifes com o alho laminado finamente, de um lado e outro, a pimenta moída e os ramos de alecrim. Deixam-se ganhar sabor. Não juntem o sal nesta fase;

2. Em óleo bem quente, deitam-se as batatas finamente cortadas e secas, para fritarem e ficarem estaladiças.

3. Enquanto fritam as batatas, aquece-se bem a manteiga numa frigideira e colocam-se os bifes para fritar. Aqui junta-se sal grosso de um lado do lombo e, quando se vira, do outro. Quando estiverem a ficar prontos pode-se juntar os cogumelos laminados. Eu gosto do lombo mal passado, por isso deixo pouco tempo. Se ficam muito tempo depois secam e cozem...

4. Retira-se os bifes do lume e reserva-se. Mantém-se a manteiga e cogumelos ao lume e deita-se um pouco mais se necessário. A Manteiga nesta altura deve estar já meia acastanhada, mas não se assustem (a menos que esteja tipo carvão), deixem estar porque dá cor ao molho. Quando os cogumelos estiverem já coloridos é rápido) juntam as natas (talvez meio pacote) e mexem bem, com o lume agora mais alto, para ligar as natas. Acrescentam a mostarda, mexem, um pouco de sal e pimenta, e mexem um pouco mais. Por fim, juntam o café e voltam a mexer.

Se o molho estiver muito espesso, podem acrescentar um pouco de leite. A espessura é um gosto muito pessoal por isso e, por isso, relembrando Scascia: "A ciascuno il suo".

É verdade... não se esqueçam de tirar as batatas do óleo...secar, salgar e por fim papar.

Pode ir ainda com uma salada de rúcola e tomate, ou só tomate.

Tá feito.

1 comentário:

  1. A carne está perfeita! Ao punto!Maravilha! As batatas pelo que vejo foram salvas, alguém se lembrou de tirá-las...ok...bon appétit!

    ResponderEliminar