domingo, 28 de fevereiro de 2010

Entrecosto assado com tomilho limão e mel, batata assada, castanhas e couve chinesa


Sei que tenho vindo com pouca frequência, pelo menos com menos do que gostaria, mas o tempo tem sido de facto pouco. Todos os dias me prometo que farei mais por deixar aqui mais receitas...

Seguindo a sopa de cogumelos, eis a minha sugestão de prato principal:

Ingredientes:
1kg de entrecosto
massa de pimentão
3 alhos picados finamente
4 ou 5 ramos de tomilho
sumo de um limão
1 piri piri, picado e sem sementes
Mel q.b.
Azeite q.b.
125 cl (um copo) de vinho branco;
sal e pimenta preta
batatas novas (daquelas pequenas) para assar
1 couve chinesa, lavada e cortada groseiramente no sentido longitudinal
1 alho picado adicional para a couve

Preparação:

1. De véspera, se possível, temperar o entrecosto da seguinte forma: Num almofariz misturar o alho, um pouco de azeite, a massa de pimentão, o tomilho limão, o sumo de limão, sal, pimenta, e o piri piri, e esmagar tudo bem até ficar uma pasta bem pastosa. Se ficar muito espessa pode-se acrescentar um pouco do vinho. Uma vez misturado tudo barra-se bem o entrecosto até ficar bem cheiroso, e coloca-se num pirex para ir ao forno!

2. Deixa-se repousar de um dia para o outro, se possível, e se não for, umas horas.

3. Dá se um corte nas batatas ao meio mas sem as separar, e levam-se a escaldar em água a ferver com sal por uns minutos para amolecerem um pouco. O mesmo se faz com as castanhas, e pode ir tudo na mesma panela. Mas não deixem cozer muito, senão ficam muito moles. Retira-se e reserva-se.

4. Aquece-se o forno a 180º e põe-se o entrecosto lá dentro, regando com um pouco mais do vinho e um fio de azeite. Para já vai sem as batatas e sem as castanhas.

5. Aí uns 15 minutos depois do entrecosto estar no forno, retira-se, dá-se uma virada e colocam-se as batatas e as castanhas por cima e à volta, e vai tudo de regresso ao forno, onde fica pelo menos mais 30 minutos até verem o entrecosto a ficar estaladiço, mas sem secar.

6. Quando virem que está já a ficar no ponto, e as batatas já quase assadas, retiram de novo o pirex do forno, e pincelam o entrecosto com o mel. Mais uma vez, de volta ao forno, por mais 10 minutos ou até verem o mel a borbulhar.

7. Enquanto o entrecosto está a ficar pronto, nos últimos 5 minutos, aquece-se um fio de azeite numa frigideira bem quente e salteia-se a couve no alho adicional, até ficar amolecida. Pode-se acrescentar uma pitada de sal e pimenta branca, mas sem exagerar porque a couve servirá para desenjoar.

Meu Deus fica uma delicia!

Sem comentários:

Enviar um comentário