segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Creme de cogumelos e batata doce com amendoa laminada


O facto de não ter andado a colocar receitas aqui no blog não quer dizer que tenha desistido ou que tenha abandonado esta aventura. A explicação é simples, muito trabalho e pouco tempo disponível. E alem disso tenho andado a treinar para a os 20km do Guincho do próximo dia dos Namorados!

Mas tenho tido tempo para cozinhar e tenho algumas receitas alinhadas para lançar aqui. E tal como numa refeição, começo pelo principio: A sopa.

Para 6 pessoas
Ingredientes:
300g de cogumelos Portobello, em pedaços pequenos
1 batata doce (200 g) cortada em pedaços pequenos
1 courgette, cortada em pedaços pequenos
1 malagueta pequena, picada sem sementes
1 cebola branca, picada
Salsa picada q.b.
1 ramo de alecrim
Sal e pimenta branca
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de farinha
1 1/2 lt de água
Azeite
Manteiga (50g approx)
1/4 cubo de caldo de legumes (opcional)

Preparação
1. Numa panela funda bem quente deixa-se aquecer o azeite e manteiga e refoga-se a cebola.

2. Deita-se a batata, deixa-se amolecer e junta-se a courgette e a malagueta, deixando-se amolecer também.

3. Quando os legumes estiverem já amolecidos, mas sem estarem empapados, junta-se os cogumelos e mexe-se bem, deixando-se cozinhar até ganharem cor. Acrescenta-se aqui sal, pimenta branca, uma pitada de noz moscada e a salsa picada. Deixa-se ganhar cor e misturar os sabores.

4. Finalmente, quando a mistura de legumes e cogumelos estiver colorida e bem cheirosa, junta-se a farinha e mexe-se bem. Ficará uma espécie de papa, mas é mesmo assim.

5. Junta-se então um pouco de água para dissolver a "papa", e vai se juntando um pouco mais de cada vez até terem deitado o litro e meio/dois de água na panela (mais vale a menos do que a mais.....). Nesta fase pode-se juntar o 1/4 de cubo de caldo de legumes.

6. Deixam ferver tudo uns 15 minutos ou até sentirem o cheiro dos ingredientes misturados.

7. Retiram do lume, batem bem a sopa, para dissolver tudo bem dissolvido. O resultado deve ser um creme aveludado, suave, nem muito grosso nem líquido. Mas aqui mais vale ficar para o grosso e juntar um pouco de água, do que ao contrário. Se ficar aguado, nada há a fazer...

Para servir, laminam uns cogumelos e salteiam uns minutos em azeite com um alho inteiro e ramos de alecrim, sal e pimenta e deitam por cima da sopa. Um fio de natas à volta da sopa, amêndoas laminadas salpicadas por cima e, para decorar, uns raminhos de alecrim.

Uma delicia!

É bom estar de volta!!

1 comentário:

  1. Os sabores me apeteceram e muito, mas...Fica essa sugestão pro inverno, já q com o calor que faz agora não temos a menor chance!

    ResponderEliminar