quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Momento WIkipedia - Interesting Facts: As formas Reflexas

E agora, para mais um momento de entretenimento criado neste espaço (para mim, claro):

Atormenta-me o facto de não conseguir obter uma resposta preto no branco sobre a maneira correcta de usar as chamadas "formas reflexas": banha-se; cultivam-se, vende-se, etc...

Já andei à porcura de uma resposta clara e inequívoca, embora não muito a fundo, não vá encontrar a resposta, deixando assim de ser um dos tais assuntos produtivos que não levam a lado nenhum, passando para a categoria dos factos inequívocos.

Segundo apurei, as formas reflexas utilizam-se (cá está...olhó sujeito - ver infra) de forma diferente consoante o sujeito a que se referem. Assim:

Quando a acção expressa pelo verbo recai sobre o mesmo sujeito que a pratica, as formas em que o verbo exprime assim a acção chamam-se formas reflexas, as quais se obtêm juntando as formas pronominais me, te, se, nos, vos ou se às formas activas do verbo:
Eu banho-me todos os dias.
Tu banhaste-te em água tépida.
Ele banhara-se em água fria pouco depois de comer, e por isso se sentiu mal.
Nós banhar-nos-emos no rio amanhã.
Vós banhais-vos no mar.
Eles banhar-se-iam, se a água do regato estivesse límpida.
Banha-te com frequência, para teres saúde.

Às vezes empregam-se as formas reflexas da 3.ª pessoa para representar a passiva:

Os jardins cultivam-se (são cultivados) por causa da beleza das plantas e das flores.

Esperam-se (são esperadas) notícias dos sábios que foram ao Pólo Norte.

Vende-se (é vendida) fruta naquela quinta.

Resumindo: Quando alguém faz alguma coisa nalgum local, ex.: alguém vende fruta ou qualquer outro bem, o cartaz deve dizer "vende-se" tal bem... Quando se cortam ingredientes, deve dizer-se "cortam-se cenouras, etc..."

E por aí fora. Tudo depende do raio do sujeito da frase..como sempre!!

Assim, lamento, em parte, informar-me, que as minhas receitas estão cheias de formas reflexas doentes, as quais vou curar de curar quanto antes....

Sem comentários:

Enviar um comentário