quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Momento Wikipedia - Interesting facts

Já várias vezes me vi envolvido naquelas discussões a que gosto de chamar: "discussões produtivas que não levam nunca a lado nenhum".

A verdade é que estas discussões ficam sempre numa espécie de limbo porque ninguém tem, realmente, paciência nem vontade para ir ao fundo destas complexas e profundas problemáticas intelectuais. A razão de ser desta preguiça prende-se com a necessidade e, sobretudo, como disse, com a vontade de manter a incerteza da solução, para se poder voltar ao assunto vezes sem conta. O que interessa aqui não é chegar a uma conclusão... é manter a discussão activa, ainda que de forma repetitiva e contínua, durante o máximo de tempo possível.
É quase como uma droga. Quando acaba, quando já não se pode espremer mais o assunto, surge um vazio, um sentimento de perda e nostalgia que ninguém quer sentir. Por isso tenta-se prolongar o máximo de tempo possível para não se ter que enfrentar esse momento que é o da separação, o da aceitação que acabou e que nada mais há a explorar nesse campo. É o momento de tomada de consciência de que há que seguir em frente.

Há muitas discussões que cabem nesta categoria, do estilo "vende-se" ou "vendem-se"; de que animal vem a mozarella de Búfala, e o que fazem Bufalas em Itália...Mas a que me lembrava agora mais recente é a discussão sobre a diferença entre "sauerkraut" e "choucroute": "Isto é choucroute..."; "Não é nada, e tal, é sauerkraut", e por aí fora... imaginem o mundo de discussão que se pode criar à volta disto. São ou não são a mesma coisa? quais as principais diferenças entre uma e outra...? É, sem dúvida, uma "discussão produtiva e que não leva a lado nenhum...".

Hoje resolvi começar a fazer diferente e matar este tipo de questões, momento a que gosto de chamar "Momento Wikipédia - Interesting facts" para o que pedi ajuda ao meu sempre disponível e eficaz Wikipédia, que tudo sabe.

Eis a resposta para o problema em análise:

O choucrute (em alemão "Sauerkraut") é uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de alface firmes. A designação "choucroute" nada mais é do que a tradução francesa dessa maravilhsa couve típcia da cozinha alemã, que por sua vez nada mais é do que couve fermentada durane 1 semana.... mnhami!!!

Em Portugal, a este tipo de iguaria chama-se "couve meia apodrecida esquecida no fundo do frigorifico" ou também "chucrute".

Sem comentários:

Enviar um comentário