domingo, 15 de novembro de 2009

Pizza com presunto de parma, chicória e tomate cherry


Oggi voglio fare una pizza.

A pizza dá a sensação de uma refeição descontraída, simples, fácil e rápida de fazer. E não anda longe da verdade, embora possa haver vários graus de dificuldade e complexidade, a começar pela base e pelo molho de tomate... Mas este fim de semana, em dia de corrida, optei por fazer uma piza mais simples e rápida, com um atalho imperdoável para os amantes da pizza, mas que não pude evitar... a base de pizza pre-feita... eu sei, eu sei,ma scomoormeto-me a fazer, um dia destes, a verdadeira massa da pizza!!

"Atão" é assim:

Ingrediates;

Uma base de pizza
Mozzarella em barra, cortada às rodelas
Molho de tomate (ver preparado em baixo)
150 gramas de presunto de parma
uma mão cheia de tomate cherry
Ramos de chicória bem lavados e separados


Preparação:

1. Espalhar o molho de tomate sobre a base da pizza e colocar as fatias de mozzarella por cima. Levar ao foro pré-aquecido, a 180 graus, até a mozzarella derreter e a massa estar estaladiça;

2. Cortar o tomate cherry às metades, separar as fatias de presunto e os ramos de chicória e dispor sobre a pizza ao gosto.

3. Deitar um fio de azeite por cima.

Para o molho de tomate

1 dente de alho, picado
Meia cebola picada
Orégãos secos
1 cebola grande picada;
3 latas de 400 de tomate pelado
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 mão cheia de manjericão
2 colheres de chá de açucar mascavado
1/2 pimenta verde picada
sal e pimenta preta
azeite

1. Numa panela alourar o alho e a cebola em azeite bem quente e juntar a pimenta verde.

2. Juntar o tomate mas sem o esmigalhar e deixar cozinhar, acrescentando os orégãos. O tomate ficará a cozinhar mais ou menos uma hora, durante a qual pode juntar sal, pimenta e o açúcar;

3. Passada a bora, junta-se o vinagre e as folhas de manjericão e deixa-se cozinhar mais um pouco. Por fim, um fio de azeite.

Vai dar uma boa quantidade de molho, por isso pode-se congelar e usar, quando se quiser. Também pode ser usado para massas, com outros ingredientes como beringela, atum, carne, etc.. usem a imaginação, e eu vou também usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário