domingo, 17 de janeiro de 2010

Hamburgers "ad-hoc"


Pensava eu que iria fazer algo simples e rápido um sábado chuvoso...Meus queridos amigos, não subestimem o poder da batata e da demora da "descasca"!

É verdade que não há melhor do que a batata frita caseira, descascada e cortada em rodelas à faca, fininhas. Quem não se lembra de as comer em casa, feitas pela mãe ou avó? Inigualáveis... Parecia fácil, do pé para a mão. Mas não é. Soube ontem.

Pensando bem, a verdade é que a única coisa que nós fazíamos para contribuir nesse processo era comer. Agora resolvi inverter os papéis e passar para o lado de lá! Além disso descobri o pimento italiano, um pimento alongado com um sabor suave. Fica muito bem com estes hamburguers

Ingredientes para 4:
hamburguers
800 g de carne picada
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picado,
orégãos q.b.
pitada de cominhos q.b.
pitada de piri-piri q.b.
sal e pimenta preta q.b.
umas gotas de molho inglês
mostarda
pão ralado q.b.
4 fatias de mozzarrella em barra, desfeitas em pedaços

Acompanhamento
2 pimentos italianos
batatas para fritar/assar descascadas e cortadas em rodelas fininhas

1. Mistura-se bem todos os ingredientes para os hamburgueres e amassa-se tipo pão, para ficarem bem incorporados, incluindo a mozarella. Depois hão de ver ao cozinhar que dá aos hamburguers uma ligação cremosa muito boa!

2. Uma vez misturados fazem-se bolas de carne para formar os hamburguers. Eu não os faço muito grandes. Reservam-se no frigorifico um bocado.

3. Enquanto o sabor dos hamburguers liga no frigo, corta-se os pimentos ao comprido e retiram-se as sementes, passando água e secando. Depois cortam-se às metades. Numa firigdeira bem quente, deita-se azeite e passam-se pimentos uns minutos para amolecerem ligeiramente e ganharem cor. De seguida, levam-se ao forno bem quente (180º) e deixam-se assar um bocado, regando com um pequeno fio de azeite. Eu juntei um ramo de tomilho limão por cima.

4. Numa panela com óleo bem quente deitam-se as batatas para fritar, deixando alourar. Retiram-se e passam-se por papel, para retirar o óleo. Deita-se um pouco de sal (eu usei sal grosso).

5. Enquanto as batatas fritam e o pimento assa, aquece-se bem uma frigideira, deita-se um pouco de azeite ou manteiga e cozinham-se os hamburguers, de um lado e de outro, até ganharem cor, e ficarem cozinhados por dentro. Eu gosto deles mal passados por dentro, por isso deixei apenas a mozarella derreter e retirei. Ficaram rosados, no ponto...

Acompanham com uma salada de várias alfaces, tomate cherry cortado às metades, e polvilhado com amêndoa laminada. Tempera-se com sal, pimenta e orégãos (e azeite e vinagre, claro)

1 comentário:

  1. Uma comidinha bem boa pra um sábado a noite!
    Mas por favor não faça como meu filho que suja 10 panelas pra fritar suas batatas...rssss...
    Mas "estou de olho" mesmo é numa coisinha alí do lado...parece ser uma porção de mostarda?

    ResponderEliminar