terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bolo de maçã "facinho facinho"


Para recuperar o ritmo, começo pelo fim, pelo bolo, e neste caso o bolo de maçã.

Como sou bastante inexperiente em bolarias, tenho começado por coisas mais simples que vou apanhando aqui e ali, e desta vez as vítimas foram 3 maçãs que estavam no "death row" há alguns dias, a tentar passar despercebidas. Mas não minhas queridas....doc está atento, and you are going down!! HAHAHAHAAHAHA

A receita é simples e a execução também, aqui vai:

Ingredientes:

3/4 maçãs descascadas e cortadas em cubos pequenos
1 e 1/3 chávenas de óleo vegetal
3 chávenas de farinha (a minha dizia que não era preciso fermento, mas eu usei)
1 colher de sopa de canela (eu achei demais, mas se gostarem de canela mantenham)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 chávenas de açúcar
3 ovos
Nozes grosseiramente picadas

Antes de continuar devo avisar que as chávenas devem ser chávenas mesmo, e não canecas de leite, senão vão transformar o preparado numa argamassa que nem conseguem mexer... tipo aquelas papas cerelac que preparava quando era mais novo em que a colher se aguentava em pé sozinha!! Falo por (in)experiência própria

Preparação:

1. Num recipiente, misturar com cuidado a farinha, canela, fermento e sal;

2. Noutro recipiente, bater os ovos, açúcar e o óleo em velocidade elevada até a mistura ficar amarela clara;

3. Acrescentar a mistura da farinha à dos ovos, lentamente, e batendo agora em velocidade média, apenas ate ficar homogénea. Se por acaso virem que a mistura está a ficar muito espessa, sugiro que deixem de juntar farinha. Mas em princípio, se seguirem o aviso que dei no inicio, tudo correrá bem.

4. Finalmente, acrescentar os cubos de maçã e as nozes. Quanto à maçã, como ela é cortada no princípio e para não escurecer, reguei com sumo de meio limão. Mantém as maçãs vivas e acaba por lhes dar um belo sabor!

5. Unta-se uma forma com furo no meio, de margarina e farinha para facilitar a retirada do bolo no final, e deita-se a mistura lá para dentro. Leva-se ao forno pre-aquecido a 180º e deixa se cozer durante 50 minutos aproximadamente.

Foi me sugerido por uma amiga deste blog deixar o bolo no forno um bocado depois de pronto, para não minguar, e tem dado muito resultado!! Obrigado Renata! Depois é só comer, podem acompanhar com natas, com uma calda de maçã e açúcar ou simplesmente simples!

É fácil ou quê?

2 comentários:

  1. Olá! Achei que vc tinha desistido do blog de uma vez...rssss...Um bolinho de maçã com nozes não faz mal a ninguém, muito pelo contrário!!!
    Que bom que o meu conselho teve proveito,
    Até mais

    ResponderEliminar
  2. Pois é Doc

    As maçãzinhas ali "tão" descansadas!

    Não sou apologista que o "doc" disista do Blog, como pensou a Renata, mas (a meu ver), podia evitar as (tentadoras) Fotos, eh eh eh

    É que, como muito bem sabe, quem anda nestas coisas das Corridas, tem de ter algum cuidado com a Alimentação, a como também tenho ali umas mãçãs no "death row", estou quase tentado!

    Continuação de boas Receitas!

    ResponderEliminar