sábado, 19 de dezembro de 2009

Folhados de legumes com salada de alfaces, maçã e mel


Contiuando esta série dedicada às beringelas, apresento agora o que se pode fazer com o resto de beringela que muitas vezes sobra ao fazer determinados pratos, sobretudo quando se cozinha para duas pessoas...

Um desses pratos é este folhado de beringela e outros legumes que tais, com um pequeno toque de camembert derretido por cima. Fica muito bom e ajuda a manter os alimentos dentro do prazo. Se há coisa irritante e desmotivadora é ver que as coisas que vamos comprando se vão estragando por se ter a sensação que não temos onde usa-las...

Então aqui vai uma sugestão:

Para quatro folhados:
Ingredientes:
8 rodelas fininhas de beringela aprox
8 rodelas fininhas de courgette aprox
3 ou 4 tomates cortados em cubos pequenos
Um talo de aipo picado
1 alho picado
uma fatia grossa de camembert para cada folhado
sal & pimenta q.b
4 folhas quadradas de massa folhada individuais
Vinagre de vinho tinto
azeite
1/2 pimento verde em tiras muito finas

Preparação
1. Tempera-se as beringelas e courgettes com sal, pimenta e azeite;

2. Numa panela bem quente aloura-se o alho em azeite levemente e junta-se a beringela e courgette, deixando alourar e ganhar o sabor de alho, juntando depois o pimento;

3. Quando as beringelas e demais ingredientes estiverem já amolecidos, junta-se o tomate, e deixa-se apurar uns 15 minutos. Eu juntei um pouco de polpa de tomate adicional para ir evaporando. Para o final e para dar um toque de acidez, podem juntar um pouco de vinagre, mas não demasiado senão fica muito ácido.

4. As folhas de massa folhada podem-se comprar já feitas à medida no supermercado, é mais fácil. Dispõem-se num tabuleiro de ir ao forno, e por cima de cada uma deita-se um montinho do preparado, para ficarem bem cheios os quadrados,mas não demais, senão rompe-se a massa.

5. Logo de seguida, coloca-se uma fatia de queijo por cima de cada um dos montinhos e fecha-se os quadrados de massa. Nâo têm que ficar completamente fechados. Não se preocupem que eles aguentam-se bem, como podem ver da foto.

6. Levam-se os folhados ao forno pre-aquecido a 200º e deixa-se 15 minutos ou até a massa estar pronta e dourada. Para obter esse dourado podem bater um ovo e pincelar cada um dos folhados.

Eu acompanhei com uma salada de alface, rabanete cortado muito fininho, maçã também cortada fina, temeprada com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta, um fio de mel e pnhões.

Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário