domingo, 27 de Dezembro de 2009

Sopa de abóbora e batata doce com feijão branco e tomilho limão


Bons dias! Passada que está a Prova do Natal, tenho uns minutos matinais para me sentar aqui com uma sopa nova. Preparei esta sopa para o almoço de Natal que fiz cá em casa anteontem, com vários amigos meus, e parece que diz que ficou boa. Por isso, deixo a receita. Eu gostei.

Ingredientes para muitos, nós éramos 7 e sobrou...(uma panela grande de sopa):

1 kg de abóbora, cortada aos quadrados)
1 batata doce grande cortada aos quadrados
1 cebola
2 latas de feijão branco (400g cada) ou então feijão branco mesmo, previamente cozido
2 ou 3 ramos de tomilho limão
sal q.b
Azeite q.b.
Amêndoa laminada torrada
Natas q.b.

Preparação:
1. Refoga-se a cebola numa panela grande e funda, em azeite bem quente. Quando a cebola estiver alourada deixa-se entrar o tomilho (confesso que aqui juntei um alho...).

2. Junta-se então a abóbora e a batata doce e deixa-se cozinhar no refogado até a abóbora começar a desfiar por fora.

3. Acrescenta-se então a água de forma a que tape todos os legumes e fique aí a uns 2ou 3 dedos por cima. Aqui cada um sabe como gosta da sopa. Mas uma coisa vos digo, "when in doubt", ponham menos água, que sempre dá para acrescentar. O contrário ja é mais complicado...

4. Enquanto ferve, juntem sal a gosto, e passados uns 10 minutos, quando a abóbora estiver macia e quase pronta a liquidificar, juntem uma das latas de feijão. Como já está cozido, basta que fique uns minutos no jacuzzi com a abóbora e batata.

5. Quando a abóbora estiver pronta a triturar - talvez 15 minutos - (pode-se ver apertando com a colher contra a panela, se ela parte com facilidade), mas não deixem chegar ao ponto de se desfazer toda), retiram a panela do lume e trituram tudo com a varinha mágica, até ficar cremoso. Aqui juntei um fio de azeite, para ligar tudo.

Se a sopa ficar muito espessa,podem juntar um pouco de água. Se ficar muito líquida, hélás...! tentam de novo com menos água.

6. Volta a panela ao lume, muito lento, e juntam a outra lata de feijão branco. Deixam no fogo lento uns minutos e está pronta.

Eu servi com uma noz de natas e amêndoa laminada, mas há outras alternativas, como a hortelã, lima, pão frito aos cubos, etc. Pensem nisso...

Sem comentários:

Enviar um comentário