segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Lombo de porco assado com salva, farinheira e castanhas, acompanhado de couscous e grelos salteados

A seguir à sopa, e como éramos bastantes resolvi seguir com um lombo de porco no forno, que fica uma delicia!

Acompanhámos com couscous e grelos salteados, mas pode ser acompanhado com muitas outras coisas, como arroz selvagem e puré de maçã (vejam os peitos de frango também com farinheira).

Esta receita fica se pelo lombo. Cozer couscous é de acordo com as instruções da embalagem e saltear grelos em azeite e alho são passos auto-explicativos.

Ingredientes para 8 pessoas:
1 lombo de porco (1kg e 200 g aprox)
Salva picada q.b.
Salva em folha para decorar
Massa de pimentão 1.b.
3 alhos picados
1/2 mão cheia de massa de pimentão
150 ml de vinho branco
pimenta preta
1/2 kg de castanhas
Sumo de um limão
Azeite q.b.
1 farinheira, cozida em 5 minutos na água das castanhas (ver abaixo), reservando-se a água ainda para o couscous por exemplo.
2 molhos de grelos
600g de couscous (depende das fomes mas sempre se pode fazer mais)

Preparação
O lombo:
1. Damos um corte de uma ponta a outra do lombo mas sem o abrir por completo, para ficar tipo bolsa (depois vai para lá a farinheira).

2. Barramos o lombo de porco com os alhos, a massa de pimentão, a salva picada, sal, pimenta, o sumo de limão. Eu fiz na noite anterior, fica mais saboroso, mas pode ser com menos antecedencia, Cada um saberá.

3. Na manhã seguinte, deita-se o vinho por cima do lombo até ficar com um dedo de altura no pirex. A quantidade que referi deve chegar.

4. Cozem-se as castanhas em água com sal, mas não as deixem amolecer muito, já que ainda vão ao forno. Quando estiverem prontas, escorrem-se e deitam-se para o pirex do lombo, reservando-se a água, para cozer a farinheira e fazer o couscous.

5. Coze-se a fariheira em 5-10 min max. na água das castanhas, retira-se (reservando-se a água) e abre-se o enchido para dentro de uma tigela, esmagando bem a farinheira.

6. É tempo de encher o buraco que se fez no lombo, com a fariheira, atando depois o lombo com cordel, para não sair tudo durante a assadura.

7. Finalmente, leva-se o lombo ao forno pré-aquecido a 200º tapando o pirex com alumínio e deixa-se cozinhar! Passado uma meia hora/quarenta minutos vê-se o estado do assado, retira-se o alumínio e da-se uma virada no lombo, deixando-se cozinhar mais um bocado.

É importante que o lombo fique bem cozinhado mas que não seque. Por isso convém estar de olho! Uma hora deve chegar. Mas atenção: pode ser mais, mas também pode ser menos... olho...Sugiro que se asse com a capa de gordura (se houver) para cima, para aproveitar o sabor.

Retira-se do frono, corta-se em fatas finas e toca a comer!

Os grelos: Salteiam-se em alho e azeite. Et voilá!

O couscous: Segue-se as instruções da embalagem e usa-se a água das castanhas e farinheira

E está feito. Muitíssimo saboroso!! Eu estava com 39 de febre mas foi um verdadeiro prazer!! É isto uma das coisas que me dá mais prazer em cozinhar, ver a alegria na cara das pessoas e a satisfacção que sentem.

1 comentário:

  1. Deve ser pouco bom, deve!?!? Quando "cheguei" ao Ponto 7, já estava a salivar ... pena é já estar estipulado o "rancho" prá Passagem de Ano, se não!!!!

    Mas tenho a impressão que ainda vou "tentar" esta Receita, antes dos "Reis", quem sabe no dia 03/01 - a seguir à III Corrida São Domingos Benfica.

    Parabéns pela Receita e obrigado pela "dica"!

    Rápidas Melhoras!

    ResponderEliminar