sábado, 5 de dezembro de 2009

Paglia e fieno com 3 cogumelos, pimentos e bacon


Clicar na imagem para aumentar
(Não vou estar sempre a escrever esta frase por isso ficam a saber que se aplica a todas as fotos)

Como corredor quase profissional que sou (not!!) tenho agora que comer muitos hidratos de carbono à medida que se aproxima a próxima prova. Falta uma semana e já começo a ter aquele nervoso de quem, mais uma vez, nas suas deambulações insanas, acha que pode ficar nos primeiros lugares!!

Por isso, aos fins de semana faço sempre um pasta ou risotto novos para me alimentar como deve ser, por um lado e, por outro, apurar a minha técnica na culinária italiana...

Esta é mais uma receita simples e rápida, em que o segredo está, como sempre, mas nestes casos especialmente, nos ingredientes, que devem ser frescos e de boa qualidade. Uma pasta feita com ingredientes em lata ou sem serem frescos pode ficar boa, mas quando é feita com amor e dedicação e, sobretudo, com produtos de boa qualidade comprados nos lugares certos, passamos automaticamente para outro campeonato.

Por isso, aos sábados de manhã tenho ido sempre ao mercado (eu costumo ir ao Mercado da Ribeira) onde posso ver a variedade de produtos frescos que há, a preços convidativos, e aconselhar-me com quem está na terra a fazê-los crescer para os trazer à mão à malta em primeira mão... Mas sobre isso falarei noutra altura.

Agora é tempo de me concentrar na receita deste almoço. Sei que vocês estão todos doidos já à espera de receber instruções para poderem almoçar também!! Não sou nada convencido nem nada...

E, "lades" e gentis homens, nada mais simples do que este tagliatelle que trago hoje.

Ingredientes:

Para 2 (This one is for all you lovers out there...)

250 g de tagliatelle (eu usei bi-color - paglia e fieno)
400 g de cogumelos (eu usei cantarelos, paris e blewits)
1 pimento vermelho cortado em tiras muito finas
2 dentes de alho, um picado e um inteiro
3 ramos de tomilho limão
4 finas fatias de bacon
Sumo de um limão
Queijo parmesão ralado ou lascado na hora
Sal e pimenta moída q.b.
Azeite

Preparação

1. Numa frigideira muito quente deitar azeite e deitar para lá os cogumelos, laminados, durante uns minutos mexendo bem, juntando um pouco de sal e pimenta;

2. Juntar o pimento, o alho e um ramo de tomilho limão e deixar apurar até o pimento amolecer um pouco. Quando isto acontecer, retirar do lume e deitar o sumo de limão.

3. Na mesma frigideira, fritar o bacon mas sem queimar, para não endurecer.

4. Cozer o tagliatelle em água a ferver com sal, um dente de alho inteiro pisado (pisado é força de expressão, claro, basta bater com o cabo da faca, não como no meu caso em que foi literalmente pisado pelo meu filho pequeno que andava nas redondezas...), um ramo de tomilho e um fio de azeite. Quando estiver pronta, escorrer, passar por água fria e deitar na panela de novo com um fio de azeite para soltar a pasta.

Talvez o sabor especial tenha vindo mesmo do sapato do meu filho....

Sirvam em prato fundo a pasta, com o preparado de cogumelos e pimento por cima, o bacon e raspem ou lasquem parmesão por cima.

Comam com prazer!! A sobremesa tá mesmo a sair...

1 comentário:

  1. "Muita calma nessa hora"...como dizemos por aqui...rssss...perdi muita coisa boa por aqui...tbm, ontem foi sabado, muitas atividades...nao vim a net...mas se permite ainda e tempo de pegar a minha metade...kkkkk...maravilha de tagliatelle, vc esta de parabens! Agora, deixa eu ir la na sobremesa...

    ResponderEliminar