27 abril 2010

Restaurante Fenicios - O Libano em Lisboa


Sim, Líbano is in town. Finalmente.

Já várias vezes tive esta conversa. Não há restaurantes libaneses em Lisboa. E, para quem gosta deste tipo de comida, ter que ir ao estrangeiro para almoçar ou jantar num libanês, vivendo em Lisboa, que tem cada vez mais de tudo, começava a tornar-se chato.

Não sei se abriu há muito tempo, mas eu só ouvi falar dele na semana passada, e fiquei curioso. A primeira impressão, por puro preconceito, embora justificado, é que seria mais um destes pseudo-restaurantes com a mania que inventam umas coisas que viram na televisão e depois dizem que é libanês, etc... Mas ao telefone, quando percebi que o dono era de facto um nativo, o que foi confirmado pela Time Out desta semana, comecei a ficar verdadeiramente expectante.

O ambiente não é "chique", nem pretensioso. É uma "casa caseira", em que somos recebidos pelo dono e uma ajudante muito simpáticos. "Benvindo" é a palavra mais usada (por ele).

Todos os pratos são originais, locais, genuínos. Comemos Hoummos e Warak Ènab, de entrada; Depois Kebbé Maklieh de prato principal. Estava tudo uma verdadeira delicia.

Mas a maior surpresa da tarde foi a sobremesa. Há muito tempo que não comia uma sobremesa assim. Foi sem dúvida a melhor, mais original e diferente, e ainda mais saborosa sobremesa que tenho comido nos últimos tempos (leia-se anos). Não consigo reproduzir o nome, mas é uma aletria com flor de laranjeira e pistacchio, que sabem a nuvens brancas e céu.

Com entrada, prato, sobremesa e bebidas não chegou aos 15 euros por pessoa.

Estou maravilhado. Talvez seja por ignorância, mas não conhecia nenhum libanês em Lisboa, e fiquei encantado. É bom encontrar coisas simples que saem bem.

Contactos:
Rua do Conde Redondo, 141-A
LISBOA
Tel: +(351)212448703
feniciosrestaurante@gmail.com
Segundas a Sábados
12h-15h30, 19h-24h
Encerra aos DOMINGOS

23 abril 2010

Breaking NEWS!!! Read all abouuuuuuuuuuuut it!

Bom, um mês passou e nem uma linha esboçou... Como costumo dizer, isto não está legali.

Às vezes é preciso fazer uma pausa, uma espécie de intervalo sabático, para olhar as coisas a uma certa distância e fazê-las ganhar perspectiva. Foi isso que fiz. E aqui estou de volta! (há uma definição no dicionário para isto que acabei de descrever, chamada "preguiça", mas cada um vai vivendo com as suas justificações...).

Apesar do blog estar em branco, houve aí muita correria este mês. A seguir às Lezírias, os Unidos da Castilho fizeram a meia maratona de Lisboa com tempos fulminantes. Fizeram ainda a corrida do Pai, em Lisboa, e a dos Sinos, em Mafra. Grandes corridas, mas que o tempo infelizmente deixou para trás. Por isso, para quem queria saber alguma coisa sobre estas aventuras, tivesse ido!

Cozinhações, confesso que houve menos. Tenho andado a fazer umas coisas mas já repetidas, com algumas nuances, não dignas de relato. Ando agora com vontades experimentativas, por isso agora aturem-me...

Por isso alô a todos, vou rever que andaram a fazer estes últimos tempos e vamo-nos mantendo em contacto!