15 dezembro 2024

Meia desfeita de atum

 


Para não fazer uma desfeita neste domingo cinzento, fica uma meia desfeita.

Ingredientes (para 4 pessoas):

Uma lata de grão de bico de 500g
3 latas de atum
Um alho francês
2 cenouras
Meio aipo
1 cebola
2 alhos
sal & pimenta
cornichons q.b.
2 ovos cozidos
salsa q.b.

Preparação (20min):

Começo por cortar a cebola em finas laminas , picar os alhos, o alho francês e as cenouras. Num wok, deito azeite e deixo refogar aqueles ingredientes até alourarem. Junto depois o aipo e por fim o grão de bico.

Mexendo bem  junto o sal, a pimenta e outras especiarias de que me lembrar. Deixo cozinhar em lume brando durante 10-15 min. Nos últimos 5 minutos junto o atum e misturo bem até ficar tudo bem ligado.

Quando estiver pronto, deito num prato fundo, e salpico com ovo cozido picadinho e cornichons a gosto. Eu não usei desta vez, mas juntar salsa ou cebolinho picado refresca o prato.

Bom apetite!



Sopa de legumes com parmesão e orégãos

 

Desta vez andamos ao contrário. Vamos de um prato principal para uma entrada. Uma sopa de legumes, parmesão e orégãos.

Então vamos lá:

Ingredientes:

400g de abóbora
4 cenouras
1 curgete
1 alho francês
2 alhos
1 cebola
3 batatas médias
sal qb
especiarias a gosto
parmesão ralado
orégãos
1 pequeno copo vinho branco

Preparação (30 min):

Numa panela funda refogo em azeite a cebola, o alho e o alho francês cortados em grandes cubos. Enquanto alouram, corto também em grandes rodelas o resto dos legumes e junto ao refogado. Deixo cozinhar entre 5 e 10 minutos até começarem a ganhar cor.

Assim que o preparado estiver a fervilhar, junto o vinho branco e deixo evaporar. Acrescento o sal e as especiarias. 

Mexo bem e junto então a água (mais ou menos 2 litros). A quantidade de água vai depender de como querem a sopa, mais ou menos espessa. Eu gosto dela mais cremosa.

Deixa-se então ferver durante uns 20 minutos, até os legumes estarem bem cozinhados.

Por fim, bate-se bem com a varinha mágica, até ficar um creme homogéneo. Serve-se num prato fundo, com parmesão ralado por cima e orégãos.

Um espetáculo!  




14 dezembro 2024

Esparguete com camarão e salmão salteados com espinafres

Parece que o restart é com massas.

Desta vez, escolho uma massa um pouco mais saudável, à qual junto salmão e camarão. É um prato muito fácil de fazer e muito mais rápido do que pensava. Como se costuma dizer, mas ao contrário, mais fácil fazer do que falar...

Para 3 pessoas, o processo é o seguinte:

Ingredientes:

500 gramas de esparguete
3 alhos picados, e mais 1 alho inteiro
3 lombos de salmão
200g de camarão cozido
espinafres para 3 pessoas
sal
especiarias a gosto
Uma colher de sopa de mostarda de dijon
meio limão, para espremer.
Alcaparras

Preparação (15 minutos):

Cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem. Eu gosto de ferver a água com um pouco de azeite, orégãos e um dente de alho inteiro.

Enquanto a massa ferve, tempero os lombos de salmão com sal e um pouco de sumo de limão. Ponho de parte até ao momento seguinte.

Num Wok, deita-se um pouco de azeite e salteia-se 3 alhos finamente picados. Assim que os alhos começarem a alourar, junto os espinafres e remexo bem para envolver com os alhos. 

Junta-se então os lombos de salmão e os camarões, e deixa-se cozinhar durante uns minutos para o peixe começara a ganhar cor. Aproveita-se agora para ir partindo o salmão em bocadinhos pequenos e juntar a mostarda. 

Não digo para chegarem ao ponto de desfiarem o salmão. Quanto a mim, se o desfiarmos perde a textura desejada. Por isso, basta parti-lo em pequenos bocadinhos com uma colher enquanto cozinham no espinafre.

Cuidado para não sobre-cozinhatr o salmão, para não secar. Nesta altura, costumo provar a mistura para ver se está bom de sal. Se for preciso, acrescenta-se o sal necessário e algumas especiarias para lhe dar alguma cor.

Com o azeite e a água do salmão, deve-se obter um molho saboroso. É preciso cuidado para não deixar secar a mistura. Eu gosto de tapar o Wok e apagar o lume nesta altura. Desta forma, o salmão e os camarões acabam de cozinhar, sem queimar e sem secar.

Como dá para ver é muito fácil. Pega-se num prato fundo, deita-se uma porção de esparguete e cobre-se com a mistura de espinafres, salmão e camarão. 

Por fim, deita-se alcaparras a gosto por cima, rega-se com o molho et voilá.

Ficou muita bom, modéstia à parte.

05 dezembro 2024

Fusilli come back!


Passados dez anos de sabática desde a última vez que vim a este blog, decidi regressar. E regresso de forma simples, como quem está a aprender de novo a andar.

É por isso que trago aqui uma receita simples, rápida e barata: Fusilli com atum, molho de tomate e alcaparras.

Ora então, aqui vai, para duas pessoas:

Ingredientes:
1/2 cebola média
2 latas de atum (da qualidade que quiser)
2 alhos
Polpa de tomate q.b
Azeite q.b
Orégãos q.b
350g de massa fusiilli
Sal q.b
Pimenta q.b
1 colher de sobremesa de açucar 
Alcaparras a gosto

Preparação (15 min):
Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, e reservar. Eu gosto de ferver a água com um pouco de sal, 1 dente de alho, sal a gosto e alguma especiaria, para criar uma infusão e preservar os sabores.

Enquanto a massa coze, pique a cebola finamente e numa pequena panela refogue a cebola com azeite e 1 dente de alho picado. Assim que a cebola estiver a dourar, junte a polpa de tomate e deixe apurar, mexendo regularmente, pelo menos durante uns 10 minutos em lume brando, juntando a meio caminho sal e o açucar, para tirar a acidez. Para o final, junte os oregãos, a pimenta e mexa de novo.

Abra as latas de atum e deite para uma pequena tijela e mexa bem para soltar o atum.

Num prato fundo, deite a massa, adicione o atum por cima, regue com o molho de tomate. 

Adicione alcaparras a gosto,orégãos e está pronto.

Fácil, rápido, nutritivo e  bastante saboroso!