domingo, 29 de novembro de 2009

Bacalhau assado com feijão branco, tomate e bacon e batata assada


Estamos em Portugal, e em Portugal come-se bacalhau. Esta receita é retirada do site do bacalhau da Noruega chamado www.mardanoruega.com, que tem óptimas receitas de bacalhau e salmão.

Eu adaptei a receita do bacalhau com feijão branco com os ingredientes que tinha e ficou muito saboroso. Pelo menos foi o que me disseram, já que eu sofro de uma maleita, que é não conseguir saborear como deve de ser os pratos que faço logo quando os faço. Deve ser por passar muito tempo à volta da receita a provar os ingredientes à medida que vou fazendo o prato.

Atao pazinhos, vamos a isso:

Para 4
Ingredientes:

4 postas altas de bacalhau, demolhado
folhas de salva, para infusão do bacalhau
1 lata de feijão branco cozido;
Ramos de tomilho q.b.
1 cebola picada
150g de bacon em pedaços
250 gramas de tomate cherry cortados em pedaços
Azeite
sal e pimenta q.b.
1/2 pimenta verde picada (opcional)
100 gramas de aipo picado
vinho branco ou vinagre q.b.

Preparação
1. Numa panela refogue a cebola em azeite bem quente até alourar, juntando-se de seguida o aipo.

2. Passados uns minutos junta-se o bacon, o tomilho e a pimenta verde e deixa-se apurar um bocado, deixando-se soltar o aroma do tomilho.

3. Quando o bacon estiver dourado, junta-se o tomate e um bocado de vinho branco, deixando-se evaporar o vinho nos ingredientes. Deixa-se repousar em lume brando uns minutos e junta-se o feijão. Nesta altura já se sente o sabor dos ingredientes misturados. Tempera-se levemente com sal e pimenta.

4. Entalam-se as 4 postas de bacalhau numa infusão de água e salva e deixa-se amolecer apenas uns minutos, não mais.

5. Dispõem-se as postas num pirex já com um fio de azeite e rega-se o bacalhau por cima com azeite a gosto e mais um bocado de vinho branco.

6. Deita-se o preparado de tomate e feijão por cima do bacalhau, tapa-se com uma folha de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido a 200º. Em 30 minutos mais ou menos está pronto! Vão verificando porque o tempo de preparação pode variar.

Bonus track: Eu juntei batata para assar (com casca) no pirex com o bacalhau. Antes de ir para o pirex, dei-lhes uma entaladela em água a ferver com sal e dei-lhes um corte a meio para assarem melhor.

"Muito espectacular"!

Sem comentários:

Enviar um comentário